REFLEXÕES SOBRE CONCEPÇÕES DE FAMÍLIA: ALGUMAS APROXIMAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E SERVIÇO SOCIAL

Autores

  • Francisco Arseli Kern Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • André Michel dos Santos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Marta von Dentz Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v38i1a2017.1411

Palavras-chave:

Família, Escola, Serviço Social.

Resumo

O artigo pretende provocar reflexões acerca das concepções teóricas de família, as quais são conformadas pelas tensões presentes a cada período histórico da sociedade. Posteriormente, sinaliza-se a família, como alvo de intervenção das políticas sociais brasileiras, com destaque para a política de educação e de legislações que legitimam a educação como um direito social. Nesse sentido, discorre-se sobre as contribuições da família para a consolidação da gestão democrática escolar. Por fim, o texto irá pontuar sobre o Serviço Social na escola e da sua atuação junto às famílias no contexto educacional.

Biografia do Autor

Francisco Arseli Kern, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Assistente Social, Mestre e Doutor em Serviço Social pela PUCRS. Coordenador do Curso de graduação em Serviço Social da Escola de Humanidades da PUCRS. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUCRS. Coordenador do Grupo de Pesquisa Redes, Identidades e Subjetividades – REDIS.

André Michel dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Assistente Social no Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul, IFRS, Campus Farroupilha, Professor na Faculdade Anhanguera de Caxias do Sul e Doutorando em Serviço Social pela PUCRS. Membro do Grupo de Pesquisa Redes, Identidades e Subjetividades - REDIS. O autor teve apoio do IFRS no desenvolvimento deste estudo por meio do Programa de Capacitação de Servidores Técnico-Administrativos.

Marta von Dentz, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutoranda em Serviço Social pela PUCRS; Professora na Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC; membro do Grupo de Pesquisa Redes, Identidades e Subjetividades - REDIS/PUCRS

Downloads

Publicado

26-07-2017

Como Citar

KERN, Francisco Arseli; SANTOS, André Michel dos; DENTZ, Marta von. REFLEXÕES SOBRE CONCEPÇÕES DE FAMÍLIA: ALGUMAS APROXIMAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E SERVIÇO SOCIAL. Revista Signos, [S. l.], v. 38, n. 1, 2017. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v38i1a2017.1411. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1411. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos