PEDAGOGIA EMPREENDEDORA NA UNIVERSIDADE: DIVERSAS PERCEPÇÕES

Deborah Breda Silva, Fernanda Henz, Silvana Neumann Martins

Resumo


A nova configuração de mundo, globalizado e tecnológico, exige sujeitos empreendedores, proativos, dinâmicos, estrategistas, cooperativos, que saibam arriscar, ousar e inovar a fim de atender às constantes mudanças e a exigência de profissionais capazes de utilizar sua criatividade para gerar inovação. Nesse sentido, o papel que a universidade desempenha é complexo, e deve visar o acompanhamento do dinamismo da contemporaneidade. Assumir esse papel de formação de indivíduos com perfis diferenciados necessita da quebra da postura de ensino tradicional, e a busca por novas formas de ensinar e de aprender. A educação transformadora propicia ambientes de ensino e de aprendizagem favoráveis à formação desses novos sujeitos, que sejam empreendedores e protagonistas em relação a sua aprendizagem, de forma que saibam lidar com as demandas impostas pelo mercado de trabalho, pelo seu contexto social e pela sua própria vida. A Pedagogia Empreendedora, associada às Metodologias Ativas, surgem com um primeiro passo potencializador para a mudança do sistema de ensino. Com o objetivo de atender a esse novo fazer pedagógico e a melhoria do ensino, este estudo traz para reflexão a percepção de acadêmicos em relação ao desenvolvimento da pedagogia empreendedora nas aulas de graduação. De modo geral, percebeu-se que os métodos ativos de ensino propostos por esta metodologia favoreceram o ambiente de aprendizagem, à medida que permitiu que os estudantes se tornassem mais ativos, criativos e empreendedores. Os resultados apontaram que, na percepção dos sujeitos participantes desta pesquisa, a pedagogia empreendedora e as metodologias ativas promoveram evolução no aprendizado e crescimento pessoal.

Palavras-chave


Pedagogia Empreendedora. Acadêmicos. Universidade. Metodologias Ativas.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v38i2a2017.1522

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