ESCOLA CASA VERDE: RUPTURAS E REORGANIZAÇÃO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

Autores

  • Lindalva Pessoni Santos Universidade Estadual de Goiás- UEG
  • Oscar Ferreira Mendes Neto Universidade Estadual de Goiás/UEG

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v38i2a2017.1605

Palavras-chave:

Transdisciplinaridade, Complexidade, Criatividade.

Resumo

Pensar a educação na atualidade pressupõe estar disposto a refletir sobre as demandas emergentes da sociedade, no intuito de promover uma educação que seja contextualizada e estabeleça relações com a vida das pessoas de forma significativa. As teorias da transdisciplinaridade e da complexidade surgem como possíveis propostas de mudanças nas práticas educacionais que se fundamentam na religação dos saberes científicos aos saberes culturais e rompem com as dualidades existentes, apresentando uma visão global em relação ao aprendizado e à vida. A auto-hetero-ecoformação, exercício formativo que parte das relações do indivíduo com ele mesmo, com a sociedade e com o meio-ambiente, também se torna fundamental para discutir as novas demandas da educação, no que se refere à formação para o exercício de cidadania crítica perante a sociedade e a preservação do meio ambiente, criando uma cultura de cidadão planetário com compromisso para com as gerações futuras. Desse modo, o presente trabalho faz uma breve apresentação sobre os pressupostos teóricos acerca da transdisciplinaridade, complexidade e sobre a criatividade das escolas ao desenvolverem suas práticas pedagógicas pautadas nessas teorias. A criatividade percebida nas práticas docentes deve ser observada sob a perspectiva da necessidade de apresentar um processo educativo que seja significativo, reflexivo e contextualizado, por meio de novas atitudes que rompam com o formato tradicional de ensino centrado na figura do professor e em conteúdos estéreos. A par disso, neste estudo, apresenta-se a Escola Casa Verde que demonstra características que superam práticas instituídas e naturalizadas nas escolas formatadas pelo paradigma tradicional. Nela, percebe-se, ainda, indícios de criatividade e inovação em seu projeto pedagógico, uma concepção transformadora de educação e de sociedade ao atuar numa perspectiva de uma formação mais humana, integral, sensível, consciente imbuída de valores e princípios norteadores de conviver mais harmônico entre os homens e destes com a natureza.

Biografia do Autor

Lindalva Pessoni Santos, Universidade Estadual de Goiás- UEG

Professora de Didática e Prática de Ensino

Oscar Ferreira Mendes Neto, Universidade Estadual de Goiás/UEG

Aluno do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Interdisciplinar em Educação, Linguagens e Tecnologias/ PPG-IELT

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Publicado

27-12-2017

Como Citar

SANTOS, Lindalva Pessoni; MENDES NETO, Oscar Ferreira. ESCOLA CASA VERDE: RUPTURAS E REORGANIZAÇÃO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM. Revista Signos, [S. l.], v. 38, n. 2, 2017. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v38i2a2017.1605. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1605. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos