PARA ALÉM DO MURO DA ESCOLA: A ARTE COMO LUGAR DE INTERAÇÕES E DESCOBERTAS

Autores

  • Valeria Maria Chaves de Figueiredo Faculdade de Educação Física e Dança Universidade Federal de Goiás
  • Izabel Cristina Soares Leal
  • Mírian Ribeiro Machado

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v38i2a2017.1612

Palavras-chave:

Dança, Escola, Processos de criação, interação

Resumo

Este artigo trata de um relato de experiência da parceria vivenciada entre os discentes do estágio curricular obrigatório em dança da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás e a Escola Municipal Professora Maria Nosídia Palmeira das Neves. Essas experiências estão vinculadas a projetos, pautados nas perspectivas de escolas criativas, onde o conhecimento não se limita apenas às paredes da sala de aula. Ele vai além, ultrapassa os muros da escola. E isso acontece por meio de práticas inovadoras em prol de um ensino de qualidade. Ressalta a importância da promoção da criatividade no âmbito escolar. Nesse sentido, as relações entre escola e práticas criativas e inovadoras não podem ser concebidas como dois polos independentes, mas sim como universos entrelaçados, como uma teia tecida no cotidiano com fios e nós profundamente articulados. Assim, construímos uma escola criativa trilhando caminhos diversos de aprendizagens, de sentidos e significados.

Biografia do Autor

Valeria Maria Chaves de Figueiredo, Faculdade de Educação Física e Dança Universidade Federal de Goiás

Coordenadora de Estagio e do Pibid Dança.

Izabel Cristina Soares Leal

Professora da Secretaria Municipal de Educação. Mestre em Educação do ensino superior. Diretora da Escola Municipal Professora Maria Nosídia Palmeira das Neves.

Mírian Ribeiro Machado

Professora de dança da Escola Municipal Professora Maria Nosídia Palmeira das Neves. Especialista em ginástica de academia e em fisiologia, aptidão física e saúde.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

27-12-2017

Como Citar

FIGUEIREDO, Valeria Maria Chaves de; LEAL, Izabel Cristina Soares; MACHADO, Mírian Ribeiro. PARA ALÉM DO MURO DA ESCOLA: A ARTE COMO LUGAR DE INTERAÇÕES E DESCOBERTAS. Revista Signos, [S. l.], v. 38, n. 2, 2017. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v38i2a2017.1612. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1612. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos