ENSINO DE GEOGRAFIA E ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ARTICULADOS COM MÍDIAS CONTEMPORÂNEAS

Yves de Sousa Silva, Kelly Bianca Clifford Valença

Resumo


Conciliando necessidades de ensino previstas no currículo com desejos de aprendizagens dos alunos, o trabalho aqui narrado foi realizado na Escola Municipal de Tempo Integral Mônica de Castro Carneiro, e constituiu uma maneira de contribuir para que conceitos geográficos construídos em sala fossem mais facilmente compreendidos pelos estudantes. Associando tecnologias contemporâneas à mediação pedagógica, alunos de uma turma de 6º ano foram instrumentalizados a elaborar uma produção artística, audiovisual, sobre o bullying, tema elegido por eles mesmos e incorporado à discussão sobre o espaço geográfico. Nesta tessitura, tomando o espaço escolar como cenário, uma analogia com métodos de operar da geografia contribuiu para que houvesse um deslocamento da condição de receptores passivos para atores do conhecimento, ao protagonizarem, fílmicamente, questões sociais que cerceiam o cotidiano. Uma vez concluídas as etapas de produção que compõem um vídeo curta-metragem, a sociabilização deste relato em espaços que transcendem o escolar motivou os escritos aqui apresentados.

Palavras-chave


Ensino de Geografia. Artes Visuais. Mídias Contemporâneas

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DOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v39i1a2018.1615

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