DIÁLOGOS ENTRE A CONCEPÇÃO DE LEITURA FREIRIANA E A ANÁLISE DO DISCURSO

Cristiane da Silva Ferreira, Anderson Ferreira

Resumo


O presente artigo tem por escopo promover um diálogo entre a ideia de leitura postulada por Paulo Freire em sua trajetória intelectual e a noção de leitura no quadro da Análise do Discurso contemporânea. Objetivamos, com isso, verificar a noções de leitura do mundo e leitura da palavra discutidas por Freire e operá-las em termos de condições sócio-históricas e culturais de produção do discurso e competência sociocultural concepções desenvolvidas no bojo dos estudos discursivos. Privilegiamos como aporte teórico-metodológico a Análise do Discurso em sua perspectiva enunciativo-discursiva. Para operar a produção da leitura discursiva, no quadro da supracitada associação, selecionamos um texto, tomado como discurso, para o qual o sujeito-leitor precisa mobilizar suas competências textual e genérica - leitura da palavra - bem como sua competência sociocultural - leitura do mundo - no bojo das condições sócio-históricas e culturais que viabilizaram a manifestação e circulação do referido texto. Os resultados apontam que a intersecção entre as ideias de Freire e a AD é bastante fecunda, sobretudo para se repensar o ensino de leitura, pois visa à uma prática de leitura crítica, que mobiliza as competências textual, genérica e sociocultural do sujeito-leitor.

Palavras-chave


Paulo Freire; Análise do Discurso; Ensino de leitura.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v39i1a2018.1748

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