DIÁLOGOS ENTRE A CONCEPÇÃO DE LEITURA FREIRIANA E A ANÁLISE DO DISCURSO

Autores

  • Cristiane da Silva Ferreira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Anderson Ferreira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v39i1a2018.1748

Palavras-chave:

Paulo Freire, Análise do Discurso, Ensino de leitura.

Resumo

O presente artigo tem por escopo promover um diálogo entre a ideia de leitura postulada por Paulo Freire em sua trajetória intelectual e a noção de leitura no quadro da Análise do Discurso contemporânea. Objetivamos, com isso, verificar a noções de leitura do mundo e leitura da palavra discutidas por Freire e operá-las em termos de condições sócio-históricas e culturais de produção do discurso e competência sociocultural concepções desenvolvidas no bojo dos estudos discursivos. Privilegiamos como aporte teórico-metodológico a Análise do Discurso em sua perspectiva enunciativo-discursiva. Para operar a produção da leitura discursiva, no quadro da supracitada associação, selecionamos um texto, tomado como discurso, para o qual o sujeito-leitor precisa mobilizar suas competências textual e genérica - leitura da palavra - bem como sua competência sociocultural - leitura do mundo - no bojo das condições sócio-históricas e culturais que viabilizaram a manifestação e circulação do referido texto. Os resultados apontam que a intersecção entre as ideias de Freire e a AD é bastante fecunda, sobretudo para se repensar o ensino de leitura, pois visa à uma prática de leitura crítica, que mobiliza as competências textual, genérica e sociocultural do sujeito-leitor.

Biografia do Autor

Cristiane da Silva Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Formada em Letras/ Português-Espanhol; Mestre e Doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, membro do grupo de Pesquisa "Memória e Cultura na Língua Portuguesa escrita no Brasil."

Anderson Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Doutorando pela PUC-SP, com estágio sanduíche pela Universidade do Minho, Portugal. (Braga, 2015) Possui Mestrado pela PUC-SP (São Paulo, 2014) e Especialização em Língua Portuguesa pela PUC-SP (São Paulo, 2010). Bacharelado e Licenciatura em Filosofia pela UNIFESP (Guarulhos, 2011/2013). Possui Graduação em Letras/Literatura pela UNG (Guarulhos, 2004). Desenvolve pesquisa na área de Língua Portuguesa, tendo como enfoques o estudo do texto e do discurso nas modalidades oral e escrita e do ensino de leitura numa perspectiva discursiva. É professor de Língua Portuguesa na rede municipal de São Paulo. No momento, é membro do grupo de pesquisa "Memória e Cultura da Língua Portuguesa escrita no Brasil" do Programa de Estudos Pós-graduados em Língua Portuguesa da PUC-SP. Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

23-07-2018

Como Citar

FERREIRA, Cristiane da Silva; FERREIRA, Anderson. DIÁLOGOS ENTRE A CONCEPÇÃO DE LEITURA FREIRIANA E A ANÁLISE DO DISCURSO. Revista Signos, [S. l.], v. 39, n. 1, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v39i1a2018.1748. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1748. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos