A MULHER NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA: REPRESENTAÇÕES, IMAGENS E DISCURSO

Mariana Brockes Campos, Rusvênia Luiza Silva

Resumo


O presente artigo avaliará o lugar da mulher no livro didático de Geografia. Será analisada a última aprovação de livros realizada pelo PNLD (Plano Nacional do Livro Didático), cujas obras já foram distribuídas e utilizadas nas escolas, ou seja, a de 2014. Foram analisadas duas coleções de Geografia do Ensino Fundamental II, selecionadas de acordo com o critério de terem sido as mais distribuídas no Brasil pelo PNLD. O lugar da mulher no livro didático de Geografia se dará por uma análise das representações, imagens e discurso identificados nos livros didáticos em questão. Percebeu-se que, ao longo da análise, a mulher tem ocupado lugar estereotipado sendo ainda incipientes as ações desempenhadas com o objetivo de uma representação totalizante e mais ampliada do seu lugar na sociedade-mundo.

Palavras-chave


Mulher; Livro Didático; Representação; Identidade

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DOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v39i1a2018.1767

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