EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO

Autores

  • Bruna Lima Macedo
  • Vivianne Fleury de Faria UFG

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v39i1a2018.1768

Palavras-chave:

Ensino, Ação Educativa, Educação Ambiental, Meio Ambiente, Conscientização.

Resumo

As temáticas ambientais estão cada vez mais presentes no cotidiano e vem ganhando seu espaço dentro do sistema de ensino, uma vez que o público encontra-se mais receptivos a estas abordagens. Diante deste contexto o seguinte estudo visa inserir a educação ambiental no âmbito escolar como uma ferramenta a proporcionar o desenvolvimento da consciência ambiental e pensamento crítico por meio da ação educativa. O projeto “Semana da Ecologia e Sustentabilidade” foi desenvolvido no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicado à Educação- CEPAE vinculado a Universidade Federal de Goiás (UFG), a intervenção trabalhou com meios que proporcionam a participação e interação dos alunos e reflexão sobre a importância da conservação do meio ambiente e as problemáticas enfrentadas pela sua conservação. As ações buscaram inserir abordagens didáticas e lúdicas como estratégia de ensino de acordo com a linguagem adequada às diversas faixas etárias, a fim de proporcionar uma melhor compreensão e participação dos alunos. O projeto foi realizado através de palestras, peças teatrais, documentários, mostra de curtas e fotografias. Em busca de uma fixação e explanação sobre os conteúdos abordadas foram realizadas atividades desenvolvidas pelos alunos para serem expostos ao público como material resultantes da ação de educação ambiental. Todas as atividades visaram contemplar todos os níveis de ensino, básico, médio e fundamental, além de ampliar aos professores, pais e comunidade do entorno, contabilizando cerca de 800 pessoas alcançadas pelas ações.

Biografia do Autor

Bruna Lima Macedo

Graduanda do Curso de Ciências Ambientais da UFG. Professora Dra Vivianne Fleury de Faria (CEPAE/ UFG)

Vivianne Fleury de Faria, UFG

Doutora em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília (2007) e Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Goiás (2000), Vivianne Fleury de Faria é professora Adjunta III de Língua Portuguesa do CEPAE/ UFG (2010). Desde 2002 integra o grupo de pesquisa Literatura e Modernidade Periférica (http://plsql1.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0240802BRP0ILY), criado em 1999 pelo professor Pós-Doutor da UnB Hermenegildo Bastos. Atua também como produtora cultural, com três projetos de artes visuais aprovados pela Lei de Incentivo à Cultura, sendo dois deles de sua autoria, "Amor de fumaça" (2007) e "Inacabado, o teatro e a cidade" (2010). Desde 2013 cadastrou o Projeto de Pesquisa " Literatura no Ensino Médio" e integra o quadro de pesquisadores da RIEC, Rede Internacional de Escolas Criativa, criado pelo professor Saturnino de La Torre, da Universidade de Barcelona (http://plsql1.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=460970871AHR3C).

Downloads

Publicado

23-07-2018

Como Citar

MACEDO, Bruna Lima; FARIA, Vivianne Fleury de. EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO. Revista Signos, [S. l.], v. 39, n. 1, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v39i1a2018.1768. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1768. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos