EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO
Resumo
As temáticas ambientais estão cada vez mais presentes no cotidiano e vem ganhando seu espaço dentro do sistema de ensino, uma vez que o público encontra-se mais receptivos a estas abordagens. Diante deste contexto o seguinte estudo visa inserir a educação ambiental no âmbito escolar como uma ferramenta a proporcionar o desenvolvimento da consciência ambiental e pensamento crítico por meio da ação educativa. O projeto “Semana da Ecologia e Sustentabilidade” foi desenvolvido no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicado à Educação- CEPAE vinculado a Universidade Federal de Goiás (UFG), a intervenção trabalhou com meios que proporcionam a participação e interação dos alunos e reflexão sobre a importância da conservação do meio ambiente e as problemáticas enfrentadas pela sua conservação. As ações buscaram inserir abordagens didáticas e lúdicas como estratégia de ensino de acordo com a linguagem adequada às diversas faixas etárias, a fim de proporcionar uma melhor compreensão e participação dos alunos. O projeto foi realizado através de palestras, peças teatrais, documentários, mostra de curtas e fotografias. Em busca de uma fixação e explanação sobre os conteúdos abordadas foram realizadas atividades desenvolvidas pelos alunos para serem expostos ao público como material resultantes da ação de educação ambiental. Todas as atividades visaram contemplar todos os níveis de ensino, básico, médio e fundamental, além de ampliar aos professores, pais e comunidade do entorno, contabilizando cerca de 800 pessoas alcançadas pelas ações.
Palavras-chave
Ensino; Ação Educativa; Educação Ambiental; Meio Ambiente; Conscientização.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v39i1a2018.1768
Direitos autorais 2018 Vivianne Fleury Faria

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
Tradução automática: