A SALA DE AULA COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM: EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores

  • Carlos Cardoso Silva Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v39i1a2018.1795

Palavras-chave:

Estágio. Escola Criativa. Sala de aula. EAJA.

Resumo

Este artigo é um relato de experiência da parceria vivenciada entre os discentes do estágio curricular obrigatório em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás e uma Escola Municipal de Goiânia que trabalha Educação de Jovens e Adultos (EAJA). As experiências estão voltadas a projetos que tem como referência o conceito de escolas criativa, espaço em que o conhecimento não se restringe a aprendizagem no espaço das salas de aulas. São práticas inovadoras em busca de um ensino de qualidade, crítico e significativo. Tem como princípio a promoção da criatividade e da transdiciplinaridade no recinto escolar. Assim sendo, as relações entre a escola e as práticas criativas e inovadoras não são idealizadas de forma independentes, mas sim como mundos complexos e articulados, criando assim, tensão com dia a dia do educando no mundo da vida e do trabalho, uma vez que são alunos excluídos do ensino regular por demandas desiguais e retornam à escola em idades diferentes formando salas multisseriadas, portanto, com necessidades diferenciadas. De tal modo, estabelecemos um espaço a partir da escola criativa para construir caminhos múltiplos de aprendizagens, de sentidos e significados para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EAJA).

Biografia do Autor

Carlos Cardoso Silva, Universidade Federal de Goiás

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2009), Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (2001), Especialização Latu Senso em Gestão da Escola Pública pela Universidade Federal de Goiás (1995), Especialização Latu Senso em Administração Escolar pelas Faculdades Integradas de São Gonçalo (1991), graduação em Psicologia Pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2015) e graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Goiás (1990). Professor da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes áreas: formação de professores (Didática e Estágio Supervisionado), Fundamentos da Educação. E-mail: carlos.cardoso27@gmail.com

Downloads

Publicado

23-07-2018

Como Citar

SILVA, Carlos Cardoso. A SALA DE AULA COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM: EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Revista Signos, [S. l.], v. 39, n. 1, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v39i1a2018.1795. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1795. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos