DIALOGICIDADE E TEMA GERADOR: PROBLEMATIZAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA O ENSINO SUPERIOR EM TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS

Márcio Penna Corte Real, Carime Rossi Elias, Cristina Helou Gomide

Resumo


O artigo explicita a concepção de educação presente na obra de Paulo Freire intitulada Educação como prática da liberdade. Este conceito é compreendido como caminho para a análise da dinâmica de investigação de temas geradores. Em decorrência, a abordagem temática e a dialogicidade são tomadas como pressupostos analíticos da metodologia intitulada Três momentos pedagógicos problematizadores. O argumento apresentado como pedra de toque gira em torno da possibilidade de os três momentos pedagógicos constituírem uma estratégia educativa com potencial significativo para a organização programática das práticas educativas no ensino superior.

Palavras-chave


Organização das práticas educativas; perspectiva teórico-metodológica; três momentos pedagógicos; Educação como prática da liberdade.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v39i1a2018.1803

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