IDENTIDADE CULTURAL E O SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO

Gislene Angélica Conceição

Resumo


O presente texto relata de forma ampla a experiência pedagógica desenvolvida com crianças de 4 até 10 anos, através de uma proposta educativa com enfoque no paradigma da transdisciplinaridade e complexidade e, de forma específica o projeto desenvolvido com um grupo de crianças do 3o ano do Ensino Fundamental 1, o qual teve como objetivo colaborar para a formação da identidade pessoal e social dos indivíduos envolvidos no processo, tendo a Cultura como sustentação desse trabalho. Como temática central para toda a escola foi utilizado o tema “Turismo para o Desenvolvimento Sustentável”, sendo esse sugerido pela UNESCO para o ano de 2017. Sem prescindir da ciência como forma de humanização e libertação, o projeto desenvolvido por cada grupo procurou construir algumas formas de religar o conhecimento balizado pelos pilares educacionais aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v39i1a2018.1846

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