TRAÇADOS SINGULARES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Dhemersson Warly Santos Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • Yasmin De Souza Baia UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • Maria dos Remédios de Brito UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v39i2a2018.1906

Palavras-chave:

Formação de professores. Singularidades. Cartografia.

Resumo

A formação de professores tem percorrido os trilhos do pensamento dogmático, compromissado com o universal, o semelhante e a reprodução. Tal perspectiva não permite que as fissuras inventivas sejam postas como formas de criação. Nesse sentido, em que medida a formação de professores desafia a percorrer traçados singulares em que os encontros inventivos e acontecimentais sejam vetores de novos modos que percorram as práticas educativas e formativas? O presente ensaio pretende dialogar com a filosofia da diferença, buscando um percurso cartográfico a partir de uma experiência traçada no interior de uma sala de aula de um curso de formação de professores da Universidade Federal do Pará. Entende-se que é possível engendrar outros processos formativos na formação de professores em que sejam ouvidos os gestos singulares nas práticas educativas, a fim de abrir múltiplas formações para além dos pressupostos sedentários.

Biografia do Autor

Dhemersson Warly Santos Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Possui graduação em licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2016) campus de Altamira-PA. Atuou como bolsista no programa de iniciação a docência PIBID (2012-2014). Foi bolsista do projeto de extensão EDUCABIO (2014-2015). Têm experiência na área de Ensino de Ciências, Currículo e Formação inicial de professores de Ciências Biológicas. Atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará.

Yasmin De Souza Baia, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Universidade Federal do Pará. Graduando em Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemáticas e Linguagem. yas_ufpa@hotmail.com.

Maria dos Remédios de Brito, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Pará; Pós Doutora em Filosofia da Educação pela Universidade de Campinas-UNICAMP. Professora da Universidade Federal do Pará. Ligada aos Programas de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas PPGECM/UFPA e Artes/ICA, UFPA Email: mrdbrito@hotmail.com.

Downloads

Publicado

19-12-2018

Como Citar

COSTA, Dhemersson Warly Santos; BAIA, Yasmin De Souza; DE BRITO, Maria dos Remédios. TRAÇADOS SINGULARES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Signos, [S. l.], v. 39, n. 2, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v39i2a2018.1906. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1906. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos