ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA COM O USO DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM ATOMLIG E SIMULADOR CONSTRUTOR DE MOLÉCULAS

Alessandro Félix Pascoin, José Wilson Pires Carvalho, Daise Lago Pereira Souto

Resumo


O presente estudo teve como objetivo avaliar as potencialidades e limitações dos recursos “modelos moleculares com tecnologia digital” e kit molecular Atomlig 77 Educação em atividades de ensino abordando o conteúdo de cadeias carbônicas. A presente pesquisa possui caráter qualitativo e foi realizada com um grupo de alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola estadual de Mato Grosso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter participante e para análise dos dados foi usado o método indutivo interpretativo. Os dados analisados sugerem que os diferentes modelos representativos de estruturas moleculares, seja no campo virtual ou por manuseio de modelos moleculares Atomlig 77 Educação, mostraram-se complementares, visto que podem motivar os alunos e aprimoram as representações de cadeias carbônicas. Além disso, as práticas pedagógicas diversificadas também contribuíram para motivar e aproximar os alunos dos conceitos químicos de forma interativa, aprimorando as representações de cadeias carbônicas. Assim, por meio desse estudo, identificou-se como potencialidade a possibilidade do desenvolvimento de atividades em diferentes espaços, despertando o interesse por parte dos alunos. Por outro lado, também houve limitações nos aspectos conceituais ligados aos objetos moleculares manuseáveis, bem como no caso dos objetos moleculares virtuais que requerem aprimoramentos. Por fim, o uso dos diferentes objetos mostrou-se positivo e importante para despertar o interesse dos alunos, podendo ser um importante recurso nos processos de ensino e aprendizagem de química.

Palavras-chave


Tecnologias Digitais; Objetos moleculares; Prática pedagógica.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v40i2a2019.2334

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Alessandro Félix Pascoin, José Wilson P Carvalho, Daise Lago Pereira Souto

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Tradução automática: