UMA REFLEXÃO SOBRE A CONCEPÇÃO FREIRIANA PRESENTE NOS TRABALHOS APRESENTADOS NO SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo estudar a presença da concepção freiriana no ensino de Física por meio da análise de trabalhos apresentados no Simpósio Nacional de Ensino de Física. O aspecto central esteve atrelado a identificar características desses trabalhos em termos de autores, instituições, abordagem de pesquisa, nível de escolarização, focos temáticos e presença dos conceitos freirianos. A pesquisa desenvolvida foi de abordagem qualitativa, do tipo “estado do conhecimento” envolvendo um corpus de doze estudos identificados a partir do uso do descritor “Freire” e da leitura dos trabalhos. Como resultado aponta-se que o foco está na utilização dos Três Momentos Pedagógicos associados a intervenções didáticas e ainda que: há autores consagrados nessas investigações; a educação básica tem sido o nível de escolarização privilegiado nos estudos; o currículo e a formação de professores concentram parte significativa das investigações; e, os conceitos feirianos de comunidade, diálogo e autonomia se fazem presente, porém em proporcionalidades distintas.
Palavras-chave
estado do conhecimento; concepção freiriana; pesquisa
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v40i2a2019.2344
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