UMA REFLEXÃO SOBRE A CONCEPÇÃO FREIRIANA PRESENTE NOS TRABALHOS APRESENTADOS NO SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA

Afonso Werner da Rosa, Alisson Cristian Giacomelli, Cleci Teresinha Werner da Rosa

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo estudar a presença da concepção freiriana no ensino de Física por meio da análise de trabalhos apresentados no Simpósio Nacional de Ensino de Física. O aspecto central esteve atrelado a identificar características desses trabalhos em termos de autores, instituições, abordagem de pesquisa, nível de escolarização, focos temáticos e presença dos conceitos freirianos. A pesquisa desenvolvida foi de abordagem qualitativa, do tipo “estado do conhecimento” envolvendo um corpus de doze estudos identificados a partir do uso do descritor “Freire” e da leitura dos trabalhos. Como resultado aponta-se que o foco está na utilização dos Três Momentos Pedagógicos associados a intervenções didáticas e ainda que: há autores consagrados nessas investigações; a educação básica tem sido o nível de escolarização privilegiado nos estudos; o currículo e a formação de professores concentram parte significativa das investigações; e, os conceitos feirianos de comunidade, diálogo e autonomia se fazem presente, porém em proporcionalidades distintas.

Palavras-chave


estado do conhecimento; concepção freiriana; pesquisa

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v40i2a2019.2344

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Afonso Werner da Rosa, Alisson Cristian Giacomelli, Cleci Teresinha Werner da Rosa

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Tradução automática: