UMA REFLEXÃO SOBRE A CONCEPÇÃO FREIRIANA PRESENTE NOS TRABALHOS APRESENTADOS NO SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v40i2a2019.2344

Palavras-chave:

estado do conhecimento, concepção freiriana, pesquisa

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo estudar a presença da concepção freiriana no ensino de Física por meio da análise de trabalhos apresentados no Simpósio Nacional de Ensino de Física. O aspecto central esteve atrelado a identificar características desses trabalhos em termos de autores, instituições, abordagem de pesquisa, nível de escolarização, focos temáticos e presença dos conceitos freirianos. A pesquisa desenvolvida foi de abordagem qualitativa, do tipo “estado do conhecimento” envolvendo um corpus de doze estudos identificados a partir do uso do descritor “Freire” e da leitura dos trabalhos. Como resultado aponta-se que o foco está na utilização dos Três Momentos Pedagógicos associados a intervenções didáticas e ainda que: há autores consagrados nessas investigações; a educação básica tem sido o nível de escolarização privilegiado nos estudos; o currículo e a formação de professores concentram parte significativa das investigações; e, os conceitos feirianos de comunidade, diálogo e autonomia se fazem presente, porém em proporcionalidades distintas.

Biografia do Autor

Afonso Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Graduando em Física-L

Alisson Cristian Giacomelli, Universidade de Passo Fundo

Graduado em Física-L Mestre em Ensino de Ciências e Matemática Doutorando em Educação Professor do curso de Física-L na Universidade de Passo Fundo

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação Científica e Tecnológica Professora do Curso de Física -L Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Downloads

Publicado

18-12-2019

Como Citar

ROSA, Afonso Werner da; GIACOMELLI, Alisson Cristian; ROSA, Cleci Teresinha Werner da. UMA REFLEXÃO SOBRE A CONCEPÇÃO FREIRIANA PRESENTE NOS TRABALHOS APRESENTADOS NO SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA. Revista Signos, [S. l.], v. 40, n. 2, 2019. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v40i2a2019.2344. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2344. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos