A INTERLOCUÇÃO ENTRE PARES: CONTRIBUIÇÕES PARA A REFLEXÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR-FORMADOR

Autores

  • Ademar Antonio Lauxen Universidade de Passo Fundo
  • José Claudio Del Pino Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v41i1a2020.2428

Palavras-chave:

Aprender. Ensinar. Formação docente. Saber-docente.

Resumo

A análise das concepções epistemológicas e educacionais de ensinar e aprender de professores-formadores pode apontar a racionalidade que fundamenta a atuação desses educadores em cursos de graduação, especialmente nas licenciaturas. A investigação visou a perceber quanto um grupo de professores e professoras atuantes em um curso de Licenciatura em Química de uma instituição de ensino superior têm ampliado seus saberes docentes a partir de um espaço/tempo institucional existente e em que medida isso tem implicado em mudanças no fazer pedagógico de cada um. O presente texto é resultado de um estudo, de caráter qualitativo, situado no contexto da investigação-ação. A pesquisa aponta que a formação continuada e os processos reflexivos que dessa decorrem, os momentos de socialização, a análise e a reflexão das práticas pedagógicas com seus pares e a constituição de espaços/tempos intrainstitucionais são importantes para promover novos estágios de compreensão aos sujeitos-atores do processo educativo, contribuindo para a problematização de saberes e reconfiguração da ação.

Biografia do Autor

Ademar Antonio Lauxen, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Educação em Ciências - UFRGS Mestre em Educação nas Ciências - Unijuí Coordenador da Área de Química - UPF

José Claudio Del Pino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Pós-doutor pela Universidade de Aveiro – Portugal. Doutor em Engenharia de Biomassa – UFRGS. Mestre em Ciências Biológicas – Bioquímica – UFRGS

Downloads

Publicado

29-07-2020

Como Citar

LAUXEN, Ademar Antonio; DEL PINO, José Claudio. A INTERLOCUÇÃO ENTRE PARES: CONTRIBUIÇÕES PARA A REFLEXÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR-FORMADOR. Revista Signos, [S. l.], v. 41, n. 1, 2020. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v41i1a2020.2428. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2428. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos