UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE M-LEARNING, ABP E MODELAGEM MATEMÁTICA NA APRENDIZAGEM DE CDI EM ENGENHARIAS

Fulvio Bianco Prevot, Juliano Schimiguel

Resumo


Pesquisas indicam que boa parte dos alunos dos cursos de Engenharia, no Brasil, não apresentam bom desempenho nos cursos de Cálculo Diferencial e Integral (CDI), devido a alguns fatores, dentre eles a precária base matemática, trazida dos ensinos fundamental e médio, bem como os conteúdos apresentarem relativo grau de abstração. Nas Instituições de Ensino Superior, mesmo com a disponibilização de estratégias de acompanhamento e auxílio aos alunos (plantões de dúvida, monitorias), discentes com maiores problemas de aprendizagem ainda parecem apresentar muitas dificuldades. Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura (RSL), no que tange à aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP, ou, em inglês, PBL), da Modelagem Matemática (MM), da m-learning (fundamentada na Teoria da Atividade - TA) e ao uso de smartphones e aplicativos matemáticos, no contexto do ensino e da aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral (CDI) em cursos de Engenharia, no período de 2005 a 2019. A metodologia para a RSL baseia-se nos trabalhos de Kitchenham (2004) e no modelo proposto por Almeida (2016). Descrevem-se algumas contribuições que o emprego destas metodologias e tecnologias têm trazido ao ensino de CDI nos cursos mencionados. Percebe-se, no resultado da pesquisa, um pequeno, porém crescente, número de pesquisas envolvendo estes temas, o que leva a inferir que ainda há espaço para novas pesquisas neste campo, no sentido aperfeiçoar os processos de ensino e de aprendizagem relacionados.

Palavras-chave


Educação em Engenharia; Aprendizagem Baseada em Problemas; Modelagem Matemática; Cálculo Diferencial e Integral; M-Learning; Apps Matemáticos.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v41i1a2020.2442

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Fulvio Bianco Prevot

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Tradução automática: