COMPREENSÕES DE ALUNAS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O ENSINO DO FUTEBOL NA ESCOLA E NA ESCOLINHA DE FUTEBOL

Derli Juliano Neuenfeldt, Franciele Lansing

Resumo


Esta pesquisa qualitativa analisou a compreensão de alunas do Ensino Fundamental sobre o ensino do futebol na escola e na escolinha de futebol. Coletaram-se informações através de uma entrevista realizada com oito alunas do 6.º ao 9.º Ano e com as duas professoras de Educação Física. Constatou-se que na escola o futebol é ensinado sem ênfase na especialização do esporte, ao contrário da escolinha. Na escola ensina-se de forma diversificada, através de brincadeiras; na escolinha, enfatizam-se os aspectos físicos e táticos. A participação das alunas em campeonatos é mais frequente ao representarem a escola. Conclui-se que as alunas compreendem que na escolinha há maior aprofundamento no ensino do futebol, sendo a escolha da prática desse esporte influenciada pela escola e pela família.

Palavras-chave


Educação Física Escolar; Futebol; Escolinha; Mulher

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v41i1a2020.2490

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 DERLI JULIANO NEUENFELDT, Franciele Lansing

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Tradução automática: