FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO FÍSICA, POLÍTICAS PÚBLICAS E O CENÁRIO NEOLIBERAL
Resumo
Se tratando de uma análise documental ocorrida pelos pressupostos de análise de conteúdo, nos propomos a analisar os possíveis entrelaçamentos entre as políticas públicas voltadas à formação inicial docente com foco nas Resoluções nº 6, de 18 de dezembro de 2018 (BRASIL, 2018) e nº 2, de 20 de dezembro de 2019 (BRASIL, 2019) e os imperativos ideológicos neoliberais presentes nas declarações resultantes das conferências de Jomtien/1990 (UNICEF, 1990), Dakar/2000 (UNESCO, 2000) e Incheon/2015 (UNESCO,2016). Termos imperativos constantes nas declarações foram encontrados nos documentos educacionais analisados e agrupado nas categorias Educação de Qualidade, Necessidade Básica Educacional, Relações Políticas Internacionais, Educação e Formação, Competências e Saberes Docente e Habilidades Educacionais. As análises indicaram relações implícitas e explícitas dos imperativos descritos nas três declarações, cujas articulações aparecem ora de forma sublimar, ora destacada nas políticas públicas com foco na educação básica e na formação docente, em especial da Educação Física, de forma a adequá-las aos interesses pactuais no âmbito internacional.
Palavras-chave
Políticas neoliberais; Formação Docente; Educação Física
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v41i1a2020.2532
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