FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO FÍSICA, POLÍTICAS PÚBLICAS E O CENÁRIO NEOLIBERAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v41i1a2020.2532

Palavras-chave:

Políticas neoliberais, Formação Docente, Educação Física

Resumo

Se tratando de uma análise documental ocorrida pelos pressupostos de análise de conteúdo, nos propomos a analisar os possíveis entrelaçamentos entre as políticas públicas voltadas à formação inicial docente com foco nas Resoluções nº 6, de 18 de dezembro de 2018 (BRASIL, 2018) e nº 2, de 20 de dezembro de 2019 (BRASIL, 2019) e os imperativos ideológicos neoliberais presentes nas declarações resultantes das conferências de Jomtien/1990 (UNICEF, 1990), Dakar/2000 (UNESCO, 2000) e Incheon/2015 (UNESCO,2016). Termos imperativos constantes nas declarações foram encontrados nos documentos educacionais analisados e agrupado nas categorias Educação de Qualidade, Necessidade Básica Educacional, Relações Políticas Internacionais, Educação e Formação, Competências e Saberes Docente e Habilidades Educacionais. As análises indicaram relações implícitas e explícitas dos imperativos descritos nas três declarações, cujas articulações aparecem ora de forma sublimar, ora destacada nas políticas públicas com foco na educação básica e na formação docente, em especial da Educação Física, de forma a adequá-las aos interesses pactuais no âmbito internacional.

Biografia do Autor

Anderson Cristian Barreto, Universidade Estadual de Maringá

Mestrando em Educação-Universidade Estadual de Maringá Especialista em Educação Física Escolar - UEPG Especialista em Educação Física Inclusiva - UEL Licenciado em Educação Física - UNINGÁ

Ana Luiza Barbosa Anversa, Universidade Estadual de Maringá

Professora Doutora no departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá. Membro do grupo de estudos e pesquisas em Educação Física escolar.

Vania de Fátima Matias de Souza, Universidade Estadual de Maringá

Doutora e Professora no Programa de Pós Graduação em Educação - UEM

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Publicado

29-07-2020

Como Citar

BARRETO, Anderson Cristian; ANVERSA, Ana Luiza Barbosa; SOUZA, Vania de Fátima Matias de. FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO FÍSICA, POLÍTICAS PÚBLICAS E O CENÁRIO NEOLIBERAL. Revista Signos, [S. l.], v. 41, n. 1, 2020. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v41i1a2020.2532. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2532. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos