A COMPREENSÃO LEITORA SOB A ÓTICA DA TEORIA DA RELEVÂNCIA: UM ESTUDO SOBRE A MANIPULAÇÃO DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM DA LEITURA

Joseane Diehl, Kári Lúcia Forneck, Aline Diesel

Resumo


Neste estudo, analisou-se o desempenho de 38 alunos do 8º do Ensino Fundamental em atividades de compreensão de textos de humor presentes em objetos digitais de aprendizagem (ODA), à luz da Teoria da Relevância. Foram investigadas as interações dos alunos em um questionário online, composto por 7 questões de múltipla escolha e de associação. Cada tarefa apresentou feedbacks instrutivos que traziam para o plano da consciência o percurso cognitivo adotado no caso do acerto, e a ser adotado no caso do erro. Evidenciou-se que a produção de inferências decorre de um mecanismo cognitivo que requer baixo custo de processamento e alto benefício cognitivo, resultante dessa interação, tal como evidencia o Princípio da Relevância.

Palavras-chave


Compreensão; Produção de inferências; Objetos digitais de aprendizagem; Teoria da Relevância.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v41i2a2020.2598

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