ESTUDO DE CASO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v42i2a2021.2736

Palavras-chave:

Ensino em Saúde. Estudo de Caso. Estratégias de Ensino. Ensino e Aprendizagem.

Resumo

O objetivo deste estudo é compartilhar um relato de experiência sobre o uso do estudo de caso como estratégia de ensino em saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Os sujeitos da pesquisa foram 17 estudantes da área da saúde e que cursaram a disciplina de Urgências e Emergências durante o ano de 2019 em uma Instituição de Ensino Superior do interior do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Utilizou-se como instrumento de pesquisa o diário de bordo do docente. Os dados foram analisados com aproximações na técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados incitaram o conhecimento sobre a estruturação de estudos de caso como estratégia de ensino perante os conteúdos da disciplina. A pesquisa permitiu conhecer a disciplina e seus propósitos para a construção de uma metodologia de ensino eficaz. Dessa forma, considera-se que a aplicação do estudo de caso na disciplina estudada promoveu a interação multidisciplinar, bem como o fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem e o fortalecimento da formação profissional.

Biografia do Autor

Luís Felipe Pissaia, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Mestre e Doutorando em Ensino.

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Publicado

23-12-2021

Como Citar

PISSAIA, Luís Felipe. ESTUDO DE CASO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM SAÚDE. Revista Signos, [S. l.], v. 42, n. 2, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v42i2a2021.2736. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2736. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos