ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NORTEADAS POR METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

Autores

  • Jackson Nunes da Silva Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen Universidade do Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v42i2a2021.2833

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Ensino de Ciências, World Cafe.

Resumo

Este artigo tem como objetivo o desenvolvimento de um estudo baseado em metodologias ativas, na área de Ciências Naturais. Para isso, foram pesquisadas e desenvolvidas com alunos, duas estratégias pedagógicas ativas: o ‘World café’ e o Grupo de verbalização e Grupo de Observação (GV/GO). Inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca de metodologias ativas e sua importância no desenvolvimento de aulas de Ciências Naturais. Desenvolveu-se aulas em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola do município de Macapá/Amapá, adotando-se como foco as duas estratégias supracitadas. O resultado que obtivemos foi promissor, pois os estudantes alcançaram um excelente nível de envolvimento e engajamento nas atividades de ambas as estratégias pedagógicas, demonstrando estar realmente buscando o aprender a aprender, estando envolvidos na construção de conhecimentos científicos. As estratégias foram avaliadas positivamente pelos estudantes, podendo-se vislumbrar, a partir dessa experiência, que é possível traçar um caminho promissor no ensino de Ciências Naturais.

Biografia do Autor

Jackson Nunes da Silva, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Biólogo. Mestre em Ensino de Ciências Exatas/Univates.

Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Professora dos Programas de Pós graduação: Doutorado e Mestrado em Ensino (PPGEnsino) e  Doutorado e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE). Pesquisadora em Ensino de Ciências e Biologia, Iniciação à Pesquisa, Metodologias Ativas de Ensino e de Aprendizagem. Universidade Vale do Taquari - Univates

Downloads

Publicado

23-12-2021

Como Citar

SILVA, Jackson Nunes da; STROHSCHOEN, Andreia Aparecida Guimarães. ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NORTEADAS POR METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS. Revista Signos, [S. l.], v. 42, n. 2, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v42i2a2021.2833. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2833. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos