NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINO DE INGLÊS: RECONHECENDO AS VARIEDADES LINGUÍSTICAS NA COMUNICAÇÃO ORAL

Autores

  • Eduarda Hackenhaar Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Maristela Juchum Universidade do Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v42i2a2021.2876

Palavras-chave:

Variedades linguísticas, Sotaques, Inglês, Ensino

Resumo

A presença da língua inglesa é constante no dia a dia dos estudantes brasileiros, ultrapassando os limites da sala de aula. Na grande maioria das vezes, no entanto, o inglês conhecido por esse público é aquele pertencente ao falante nativo norte-americano. Com este trabalho, buscou-se descobrir as percepções de estudantes do Ensino Médio, que frequentam uma Escola de Idiomas, acerca de variações orais de falantes de inglês de países distintos. Para tal, uma intervenção pedagógica foi aplicada com o público-alvo. Os resultados evidenciaram que as variedades estadunidense e britânica da língua foram as preferidas pelos alunos que as classificaram com adjetivos como melhor, bonita e padrão. Por outro lado, o inglês dos indivíduos da Colômbia, Índia e África do Sul foi pouco compreensível e imediatamente relacionado a aprendizes do idioma. Pode-se perceber que os alunos demonstraram interesse em conhecer mais sobre falantes de inglês ao redor do mundo, o que não é oportunizado nas escolas, uma vez que o ensino da língua ainda é comumente orientado pela variedade estadunidense soberana. Como conclusão, enfatiza-se a necessidade de haver mudanças nas aulas de inglês para retratar as variedades dos falantes, culturas e países deste mundo globalizado e diversificado.

Downloads

Publicado

23-12-2021

Como Citar

HACKENHAAR, Eduarda; JUCHUM, Maristela. NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINO DE INGLÊS: RECONHECENDO AS VARIEDADES LINGUÍSTICAS NA COMUNICAÇÃO ORAL. Revista Signos, [S. l.], v. 42, n. 2, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v42i2a2021.2876. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2876. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos