PROTAGONISMO JUVENIL EM ENSINO DE INGLÊS: LEITURA CRÍTICA DE CANAL DO YOUTUBE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v42i2a2021.2908

Palavras-chave:

Leitura Crítica, protagonismo juvenil, ensino de Inglês

Resumo

O objetivo deste artigo é mostrar uma contribuição para o fomento da leitura crítica nas aulas de inglês, através do protagonismo juvenil exercido em um canal do Youtube. Sabendo que o mundo virtual é o espaço que o jovem sociabiliza, é preciso procurar adotar na sala de aula propostas que permeiem a participação social crítica do jovem em formação, para que esse possa exercer plenamente seu protagonismo. Assim, mostramos como a proposta de um canal no Youtube instiga o posicionamento do jovem, em outras palavras, o letramento crítico em exercício (MATTOS, 2012; MORGAN; MONTE-MÓR, 2014). Em suma, pensando nas experiências de leitura contemporânea, interação dos jovens e desenvolvimento do letramento crítico, evidenciamos como o professor de inglês pode escolher insumos na mídia para fazer um trabalho de letramento crítico. O corpus analisado foi um canal no Youtube, que divulga a série nomeada How Kids react to pop stars... (Como os meninos e meninas reagem às estrelas pop..), como exemplo de instância de leitura crítica para ser adaptada para a aula de língua estrangeira. No vídeo os participantes são levados a interagirem, a exercerem sua opinião, agência e a se posicionarem. Através desse método, levantamos os seguintes aspectos: elegemos este vídeo como exemplo de uma possível atividade em sala de aula parecida com a do vídeo para o desenvolvimento do letramento crítico; buscamos meios de auxiliar o aluno a exercer a agência em seu posicionamento; incentivamos o protagonismo no século XXI e papel de agência do aluno; entendemos esta como uma possibilidade de desenvolver o letramento critico por meio do protagonismo juvenil, assim como o desenvolvimento das competências comunicativas em língua inglesa (compreensão, oralidade, escrita, leitura e aspectos léxico-sistêmico).

Biografia do Autor

Ludmila Ameno Ribeiro, Centro Federal de Educação Tecnológica- CEFET-MG

Doutoranda em Estudos de Linguagens pelo Programa de Estudos de Linguagens, CEFET-MG. Mestra em Estudos de Linguagens, CEFET-MG. Especialista em Ensino e Aprendizagem de Inglês pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG. Graduada em Letras licenciatura plena Português/Inglês, Centro Universitário de Belo Horizonte, UNI-BH. Professora de Inglês desde 2008.

Downloads

Publicado

23-12-2021

Como Citar

RIBEIRO, Ludmila Ameno. PROTAGONISMO JUVENIL EM ENSINO DE INGLÊS: LEITURA CRÍTICA DE CANAL DO YOUTUBE. Revista Signos, [S. l.], v. 42, n. 2, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v42i2a2021.2908. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2908. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos