AFETIVIDADE E CONHECIMENTO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE SALA DE AULA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v42i2a2021.2962

Palavras-chave:

Escola, Ensino, Aprendizagem, Afetos, Emoções

Resumo

Alguns estudos revisados, sobre o tema da afetividade na sala de aula, apresentam uma visão de concordância ao focalizarem a afetividade como uma instância subjetiva muito mais centrada no professor, tendo este o poder de usá-la para modular a configuração das relações pedagógicas e assim obter sucesso nos resultados do ensino e da aprendizagem. Buscando enfocar a afetividade de forma diferente a esses estudos, este trabalho tem como objetivo apresentar algumas conclusões sobre o que denomino como a indissociável inter-relação afetividade-conhecimento-intelecto/cognição, com base no argumento de que todas se interpenetram e se afetam mutuamente nas práticas de ensino e de aprendizagem dos conhecimentos escolarizados. Como referencial, tomou alguns dos estudos de Vigotski sobre sua concepção histórico-cultural do desenvolvimento humano e ainda leva em consideração o fato dessa perspectiva teórico-metodológica privilegiar a análise da dinâmica interativa em suas condições sociais de produção e, dentro destas, as formas de singularização do sujeito Os dados, apreendidos por meio de observações e entrevistas, foram organizados em narrativas, tendo sido eleitos alunos/as e professores/as como personagens, no contexto sobre os quais foram realizados os comentários analíticos. Conclui que se faz necessário estar atento às formas como os sujeitos significam as suas vivências, experiências, e as relações com o conhecimento no espaço escolar, pois a escola é o locus mais importante para o desenvolvimento intelectual/cognitivo, socioafetivo e emocional dos sujeitos.

Biografia do Autor

Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo, Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Abaetetuba/Faculdade de Educação e Ciências Sociais.

Doutor em Educação (UNIMEP/Piracicaba/SP), Especialista em Literatura, Leitura e Formação de Leitores (UFPA), Prof. da Faculdade de Educação e Ciências Sociais – Curso de Pedagogia – Campus Abaetetuba/Universidade Federal do Pará. Professor do Programa de Mestrado em Educação e Cultura – PPGEDUC – Campus Universitário de Cametá/UFPA. Coordenador do Projeto de Pesquisa: A mediação das dimensões afetiva/ emocional e conhecimento nos processos interativos de leitura e escrita”. Coordenador do GEPLAES – Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem, Alfabetização, Emoções e Subjetividade.

Downloads

Publicado

23-12-2021

Como Citar

FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira. AFETIVIDADE E CONHECIMENTO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE SALA DE AULA. Revista Signos, [S. l.], v. 42, n. 2, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v42i2a2021.2962. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2962. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos