APRENDER E ENSINAR: UM CASO DE AMOR AO MUNDO

Autores

  • Suzana Feldens Schwertner Universidade do Vale do Taquari http://orcid.org/0000-0002-2913-9191
  • Cláudia Inês Horn Universidade do Vale do Taquari
  • Belonice Medeiros da Silva Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v42i2a2021.2974

Palavras-chave:

escola, ensinar, aprender, amor

Resumo

O presente artigo objetiva discutir sobre os processos de ensinar e de aprender no universo escolar, trazendo à tona três palavras centrais: aprender, ensinar e amar. Tais palavras, tomadas como eixos que transversalizam as possibilidades de potencializar o espaço escolar, estão ancoradas em problematizações desenvolvidas a partir dos estudos teóricos de Biesta (2013), Masschelein e Simons (2014) e Larrosa (2017; 2018). Articuladas a esses estudos, duas obras de Banksy foram selecionadas como intercessores para tensionar o ensino e a aprendizagem na escola. A potencialidade epistemológica aponta para os princípios de incerteza, de autocrítica e auto-reflexão, elementos que perpassam a noção de um ato de aprender e ensinar que acontece no encontro.

Biografia do Autor

Suzana Feldens Schwertner, Universidade do Vale do Taquari

Psicóloga (UFRGS). Doutora em Educação (UFRGS). Docente do PPGEnsino (Univates. Docente do cursode Psicologia (Univates.

Cláudia Inês Horn, Universidade do Vale do Taquari

Pedagoga (Univates). Doutora em Educação (Unisinos). Docente no Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Univates.

Belonice Medeiros da Silva, Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul.

Graduação em Educação Artística, habilitação em Teatro (UFSM). Mestre em Artes Cênicas (UFRGS). Professora de Arte na rede estadual de ensino.

Downloads

Publicado

23-12-2021

Como Citar

SCHWERTNER, Suzana Feldens; HORN, Cláudia Inês; MEDEIROS DA SILVA, Belonice. APRENDER E ENSINAR: UM CASO DE AMOR AO MUNDO. Revista Signos, [S. l.], v. 42, n. 2, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v42i2a2021.2974. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2974. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos