A TEORIA COMPLEXA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL

Autores

  • Jamile Cabreira Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí
  • Mariane Moser Bach Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v42i2a2021.3011

Palavras-chave:

Escola, Educação integral, Complexidade.

Resumo

Neste artigo discutimos implicações que a proposta de educação integral traz para a promoção e emancipação humana/social do sujeito e de sua aprendizagem escolar. Mediante uma metodologia qualitativa e exploratória, são explicitados entendimentos acerca do conceito de educação integral e suas contribuições para uma prática interdisciplinar que possibilite a ligação dos saberes e das experiências de mundo vivenciadas pelos sujeitos. Os resultados colocam em destaque a educação integral como possibilidade para a promoção do sujeito em sua integralidade, e a necessidade de uma reforma educacional que contribua para um projeto societário emancipador do sujeito em questão. Nas conclusões é reafirmada a importância da educação integral no currículo escolar, como uma alternativa de nova proposta de educação na contemporaneidade, como uma possibilidade de reforma de pensamento em prol do desenvolvimento humano/social emancipatório.

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Publicado

23-12-2021

Como Citar

CABREIRA, Jamile; MOSER BACH, Mariane. A TEORIA COMPLEXA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL. Revista Signos, [S. l.], v. 42, n. 2, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v42i2a2021.3011. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3011. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos