EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIANDO OS DOCENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v42i2a2021.3017

Palavras-chave:

Educação Física, Educação de Jovens e Adultos, Escola.

Resumo

Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), há uma relação entre educação e trabalho. Os discentes são trabalhadores, jovens que buscam sua primeira oportunidade de emprego, aqueles que já frequentaram a escola e buscam regressar pela necessidade de uma melhor escolaridade, uma exigência do mercado de trabalho. Esse contexto desafia os professores de Educação Física escolar em suas práticas pedagógicas. Assim, este estudo teve por objetivo investigar dificuldades e aspectos positivos percebidos por professores de Educação Física da rede pública de ensino de um município do Vale do Taquari/RS, ao ministrarem aulas para alunos da EJA. A pesquisa, que se caracteriza como qualitativa, entrevistou quatro professores de Educação Física. Com relação às dificuldades, uma delas é que os alunos chegam exaustos devido ao trabalho. Outra questão que interfere nas aulas são os problemas sociais dos alunos que afetam a estrutura familiar. Ainda, uma terceira refere-se à diferença de faixa etária. A idade dos alunos varia entre 15 e 62 anos, o que dificulta a proposta das aulas. Quanto aos aspectos positivos, os professores comentam que a Educação Física, ao ensinar sobre as práticas corporais, contribui para conhecerem melhor o próprio corpo. Apesar das dificuldades, os professores contam com total apoio da direção de suas escolas.

Biografia do Autor

Adenir Machado de Freitas, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Licenciado em Educação Física pela Universidade do Vale do Taquari - Univates.

Derli Juliano Neuenfeldt, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Possui graduação em Educação Física - Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (1997), especialização em Pedagogia do Esporte (1997) pela Universidade Federal do Paraná, especialização em Gestão Universitária (2013) pela Universidade do Vale do Taquari - Univates, Mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (2000) e Doutorado em Ciências: Ambiente e Desenvolvimento (2016) pela Universidade do Vale do Taquari - Univates. Foi coordenador do Curso de Educação Física - Bacharelado da Univates (2008-2011) e coordenador do Curso de Educação Física - Licenciatura da Univates (2008-2019). Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Taquari - Univates, atuando nos Cursos de Educação Física Licenciatura e Bacharelado e no Programa de Pós-graduação em Ensino. Tem experiência na área de Educação Física Escolar atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, formação de professores, educação ambiental, ensino e TDICs.

Downloads

Publicado

23-12-2021

Como Citar

FREITAS, Adenir Machado de; NEUENFELDT, Derli Juliano. EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIANDO OS DOCENTES. Revista Signos, [S. l.], v. 42, n. 2, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v42i2a2021.3017. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3017. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos