TASY E AUSUBEL: CONSTRUINDO CONEXÕES ENTRE O SOFTWARE E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v43i1a2022.3079

Palavras-chave:

Tasy. Aprendizagem Significativa. Ensino. Ensino Tecnológico.

Resumo

O objetivo deste estudo é desenvolver conexões entre o uso do software Tasy no ensino por meio de aproximações com a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Trata-se de um estudo teórico de cunho reflexivo e qualitativo. As discussões que permeiam o estudo conduzem a um limiar histórico sobre a inserção da teoria da aprendizagem significativa proposta por Ausubel em meio às correntes teóricas de ensino e aprendizagem que emergiram no último século. Os conceitos de aprendizagem significativa e Tasy foram detalhados e apresentados. E por fim, as conexões entre o software e a teoria da aprendizagem significativa foram apresentadas por meio do delineamento de um ensino potencialmente significativo com o apoio do Tasy. Considera-se que o estudo elucida o papel do Tasy no contexto da aprendizagem significativa, provocando a realização de estudos aprofundados para a validação do processo.

Biografia do Autor

Luís Felipe Pissaia, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Mestre e Doutorando em Ensino.

Arlete Eli Kunz da Costa, Universidade do Vale do Taquari - Univates.

Doutora em Ambiente e Desenvolvimento.

Eniz Conceição Oliveira, Universidade do Vale do Taquari - Univates.

Doutora em Química e Pós-Doutorado em Educação e Psicologia.

Downloads

Publicado

30-07-2022

Como Citar

PISSAIA, Luís Felipe; COSTA, Arlete Eli Kunz da; OLIVEIRA, Eniz Conceição. TASY E AUSUBEL: CONSTRUINDO CONEXÕES ENTRE O SOFTWARE E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Revista Signos, [S. l.], v. 43, n. 1, 2022. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v43i1a2022.3079. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3079. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos