A AUTOAVALIAÇÃO DOCENTE NO PPGE: DESAFIOS, CAMINHOS, REFLEXÕES E AÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v43i2a2022.3277Palavras-chave:
Autoavaliação docente, Programa de Pós-Graduação em Ensino, Desempenho, Planejamento.Resumo
A autoavaliação constitui mecanismo de autoconhecimento para os programas de pós-graduação stricto sensu, cuja finalidade é investigar o desempenho do programa, identificar as potencialidades e fraquezas, traçar metas para a melhoria institucional. A partir de uma análise qualitativa do tipo descritivo, objetivamos, neste estudo, discutir os resultados expostos no Relatório de avaliação e autoavaliação do PPGE/UERN/CAPF, com enfoque na perspectiva docente, abordando os itens: “Formação e capacitação do docente-pesquisador” e “Autoavaliação”. Para a construção dos dados, utilizamos o questionário docente aplicado de forma on-line aos 23 (vinte e três) professores do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, do Campus Avançado de Pau dos Ferros. A análise do questionário evidenciou a relevância desse programa para o semiárido nordestino, bem como o compromisso social docente com a promoção da democratização do conhecimento, com a inclusão e qualificação do processo de ensino-aprendizagem. A identificação das fragilidades do programa configurou-se relevante ferramenta para a promoção de um planejamento estratégico de metas a serem alcançadas a curto, médio e longo prazos.Downloads
Publicado
22-12-2022
Como Citar
LEITE LOPES SALDANHA, Diana Maria; LINHARES, Francisco Reginaldo; DE SOUSA FEITOSA, Nathalia Maria; BARBOSA LOPES DE OLIVEIRA, Francisca Ticiany. A AUTOAVALIAÇÃO DOCENTE NO PPGE: DESAFIOS, CAMINHOS, REFLEXÕES E AÇÕES. Revista Signos, [S. l.], v. 43, n. 2, 2022. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v43i2a2022.3277. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3277. Acesso em: 18 abr. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.