A AUTOAVALIAÇÃO DOCENTE NO PPGE: DESAFIOS, CAMINHOS, REFLEXÕES E AÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v43i2a2022.3277

Palavras-chave:

Autoavaliação docente, Programa de Pós-Graduação em Ensino, Desempenho, Planejamento.

Resumo

A autoavaliação constitui mecanismo de autoconhecimento para os programas de pós-graduação stricto sensu, cuja finalidade é investigar o desempenho do programa, identificar as potencialidades e fraquezas, traçar metas para a melhoria institucional. A partir de uma análise qualitativa do tipo descritivo, objetivamos, neste estudo, discutir os resultados expostos no Relatório de avaliação e autoavaliação do PPGE/UERN/CAPF, com enfoque na perspectiva docente, abordando os itens: “Formação e capacitação do docente-pesquisador” e “Autoavaliação”. Para a construção dos dados, utilizamos o questionário docente aplicado de forma on-line aos 23 (vinte e três) professores do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, do Campus Avançado de Pau dos Ferros. A análise do questionário evidenciou a relevância desse programa para o semiárido nordestino, bem como o compromisso social docente com a promoção da democratização do conhecimento, com a inclusão e qualificação do processo de ensino-aprendizagem. A identificação das fragilidades do programa configurou-se relevante ferramenta para a promoção de um planejamento estratégico de metas a serem alcançadas a curto, médio e longo prazos.

Biografia do Autor

Diana Maria Leite Lopes Saldanha, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Adjunta IV do Departamento de Educação, Campus Avançado de Pau dos Ferros, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Francisco Reginaldo Linhares, Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Doutorando em Educação, pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB. Mestre em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. Professor efetivo da Educação Infantil, na rede Municipal de ensino em Pilões-RN.

Francisca Ticiany Barbosa Lopes de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará - UFC, especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade Ateneu. Servidora estadual, no cargo de técnica administrativa de nível superior da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.

Downloads

Publicado

22-12-2022

Como Citar

LEITE LOPES SALDANHA, Diana Maria; LINHARES, Francisco Reginaldo; DE SOUSA FEITOSA, Nathalia Maria; BARBOSA LOPES DE OLIVEIRA, Francisca Ticiany. A AUTOAVALIAÇÃO DOCENTE NO PPGE: DESAFIOS, CAMINHOS, REFLEXÕES E AÇÕES. Revista Signos, [S. l.], v. 43, n. 2, 2022. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v43i2a2022.3277. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3277. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos