A AUTOAVALIAÇÃO DOCENTE NO PPGE: DESAFIOS, CAMINHOS, REFLEXÕES E AÇÕES

Diana Maria Leite Lopes Saldanha, Francisco Reginaldo Linhares, Nathalia Maria de Sousa Feitosa, Francisca Ticiany Barbosa Lopes de Oliveira

Resumo


A autoavaliação constitui mecanismo de autoconhecimento para os programas de pós-graduação stricto sensu, cuja finalidade é investigar o desempenho do programa, identificar as potencialidades e fraquezas, traçar metas para a melhoria institucional. A partir de uma análise qualitativa do tipo descritivo, objetivamos, neste estudo, discutir os resultados expostos no Relatório de avaliação e autoavaliação do PPGE/UERN/CAPF, com enfoque na perspectiva docente, abordando os itens: “Formação e capacitação do docente-pesquisador” e “Autoavaliação”. Para a construção dos dados, utilizamos o questionário docente aplicado de forma on-line aos 23 (vinte e três) professores do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, do Campus Avançado de Pau dos Ferros. A análise do questionário evidenciou a relevância desse programa para o semiárido nordestino, bem como o compromisso social docente com a promoção da democratização do conhecimento, com a inclusão e qualificação do processo de ensino-aprendizagem. A identificação das fragilidades do programa configurou-se relevante ferramenta para a promoção de um planejamento estratégico de metas a serem alcançadas a curto, médio e longo prazos.

Palavras-chave


Autoavaliação docente; Programa de Pós-Graduação em Ensino; Desempenho; Planejamento.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v43i2a2022.3277

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Diana Maria Leite Lopes Saldanha, Francisco Reginaldo Linhares, Nathalia Maria de Sousa Feitosa, Francisca Ticiany Barbosa Lopes de Oliveira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Tradução automática: