CONTEXTUALIZAÇÃO E REFLEXÃO METACOGNITIVA: POSSIBILIDADES PARA ABORDAR FÍSICA EM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3422

Palavras-chave:

ensino de Física, ensino médio, metacognição, sequência didática

Resumo

O estudo ocupa-se com o seguinte questionamento: qual a pertinência de uma proposta de ensino pautada pela contextualização e pela reflexão metacognitiva, em termos do engajamento dos alunos e da mobilização de seus conhecimentos? Para respondê-lo, elabora-se uma proposta didática para abordar o tópico “calor” no segundo ano do ensino médio em uma escola pública estadual, envolvendo situações contextualizadas e ativação do pensamento metacognitivo. Soma-se a isso o contexto de ensino remoto vivenciado em 2020 por conta da pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2 (COVID-19). A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa apoiando-se na observação direta, registro da professora e áudios enviados pelos estudantes ao final de cada aula. Como resultados, constatou-se que os estudantes apresentaram um engajamento às aulas, especialmente frente ao uso de recursos tecnológicos e ao processo de contextualização dos conhecimentos. Em termos das reflexões metacognitivas, observou-se que o monitoramento e controle da aprendizagem repercutiu em consciência para a maioria dos estudantes sobre seus próprios conhecimentos ou, alternativamente, sobre a falta deles.

Biografia do Autor

Thais Lourençato Trevisan, Professora da rede particular de Ensino

Graduada Física Licenciatura e Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de Passo Fundo.

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil(2011) Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Marco Antonio Sandini Trentin, Universidade de Passo Fundo

Bacharel em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mestre em Ciência da Computação e Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor Titular da Universidade de Passo Fundo, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada.

Downloads

Publicado

29-12-2023

Como Citar

TREVISAN, Thais Lourençato; ROSA, Cleci Teresinha Werner da; TRENTIN, Marco Antonio Sandini. CONTEXTUALIZAÇÃO E REFLEXÃO METACOGNITIVA: POSSIBILIDADES PARA ABORDAR FÍSICA EM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO. Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 2, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3422. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3422. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos