REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3424

Palavras-chave:

Educação a Distância, Docência Virtual, Formação de Professores.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir acerca da docência na Educação a Distância (EaD), visto que não basta transpor os conhecimentos da educação presencial para o espaço virtual. Para tanto, abordam-se os conceitos de cibercultura, letramento digital, processos de formação de professores, conhecimentos e saberes, considerando a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), polidocência e organização do tempo e espaço de ensinar e de aprender. O artigo estrutura-se metodologicamente a partir de uma pesquisa bibliográfica, de cunho exploratório-descritiva, com base na literatura educacional. Desse modo, foi possível evidenciar a importância de uma formação docente específica para EaD, a fim de que o processo educativo tenha um percurso exitoso, pois o professor precisará gerir um espaço educacional diferenciado, flexível, com momentos síncronos e assíncronos; há a necessidade do professor não mais atuar de forma isolada, mas coletivamente, como aponta o conceito de polidocência; e, ainda, é fundamental o domínio de inúmeros saberes, dentre eles técnicos, pedagógicos, de conteúdo, de gestão e, especialmente, o domínio do saber tecnológico.

Downloads

Publicado

29-12-2023

Como Citar

KIRSCH, Deise Becker; VELOSO, Braian. REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 2, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3424. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3424. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos