CONTRIBUIÇÕES DE INTERVENÇÕES FORMATIVAS NA CONSTITUIÇÃO DA CONSCIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL EM DISCENTES DE LICENCIATURA

Autores

  • Jacqueline Zacarias Silveira Unipampa-Universidade Federal do Pampa
  • Patrícia Becker Engers
  • Phillip Vilanova Ilha

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3460

Palavras-chave:

competência comunicativa, intervenção formativa, comunicação assertiva, corpo comunicativo.

Resumo

A comunicação não verbal é expressa pela linguagem do corpo que assume o protagonismo na emissão de mensagens (Lunardelli, 2012). Como evento inerente à rotina da sala de aula, se faz imperativo que o corpo gestual, que para Antério (2014) é o corpo comunicativo que incorpora a linguagem produzida pelos gestos e feições, assuma seu lugar nas interações entre professor e aluno. Assim, o presente estudo teve como objetivo analisar o processo das intervenções formativas sobre comunicação não verbal em acadêmicos de licenciatura e as contribuições destas no desenvolvimento da consciência comunicativa. Caracterizada quanto aos objetivos como exploratória e, quanto ao método, como intervenção pedagógica, que na perspectiva de Damiani e colaboradores (2013) busca propor melhorias e avanços na formação e aprendizagem dos sujeitos participantes, a pesquisa contou com a participação de 18 discentes, de dois cursos de licenciatura, Educação Física e Ciências da Natureza, de uma universidade do interior do Rio Grande do Sul. O estudo se alicerçou em três etapas: entrevista inicial, intervenções pedagógicas e entrevista final, respectivamente. Os resultados foram oriundos das duas entrevistas semiestruturadas e das observações e anotações no diário de campo, para a posterior análise de conteúdo. Infere-se que, após as intervenções formativas, as concepções dos discentes, sobre a temática abordada, foram ampliadas quanto à compreensão e a quantidade expressiva de elementos que compõem o corpo expressivo. Por parte dos sujeitos, ficou evidenciado que a formação docente deveria ser contemplada com um componente específico que verse sobre a comunicação não verbal.

Biografia do Autor

Jacqueline Zacarias Silveira, Unipampa-Universidade Federal do Pampa

Mestra em Educação em Ciências; Especialização em Educação; Graduada em Letras e Educação Física; Docente no curso de Educação Física-URCAMP/Alegrete.

Downloads

Publicado

29-12-2023

Como Citar

SILVEIRA, Jacqueline Zacarias; ENGERS, Patrícia Becker; ILHA, Phillip Vilanova. CONTRIBUIÇÕES DE INTERVENÇÕES FORMATIVAS NA CONSTITUIÇÃO DA CONSCIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL EM DISCENTES DE LICENCIATURA. Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 2, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3460. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3460. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos