DESAFIO NA INTERAÇÃO ENTRE OS CAMPOS CIENTÍFICO E JORNALÍSTICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3544

Palavras-chave:

Informação científica, Jornalismo científico, Estudo bibliográfico, Desafios

Resumo

O campo científico, ao longo do século XX, amplia seus temas, tornando-se um espaço incontornável para diversos campos sociais ao longo das últimas décadas. É ele quem desfruta do poder de nomear e dizer sobre a “realidade” dos acontecimentos ligados à ciência, área ampla que engloba desde descobertas científicas a questões de tecnologia e informações institucionais. O estudo bibliográfico sobre artigos científicos que tratam da interação entre os campos científico e jornalístico disponíveis na web expõe características que desafiam profissionais de ambas as áreas. O artigo aborda cinco desafios identificados: linguagem, apelo interessado, necessidade de formação, função social e diferenças entre relevâncias. Levando em consideração o acima dito, concluiu-se que os desafios se referem ao autoquestionamento necessário sobre duas dimensões do trabalho de ambos os campos: ética e técnica.

Biografia do Autor

Lucas George Wendt, UFRGS

Sou mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIN da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Também sou especialista em Comunicação Institucional pela Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul - Fadergs (2021); bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de Caxias de Sul - UCS (2021); e bacharel em Jornalismo pela Universidade do Vale do Taquari - Univates (2017). Tenho interesse em comunicação e em ciência, em especial nos seguintes temas: comunicação científica, estudos métricos da informação, história da ciência, paleontologia, divulgação científica.

Jane Marcia Mazzarino, Univates

Possui doutorado e mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005), graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1991). Bolsista Produtividade CNPq PQ2. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Universidade do Vale do Taquari - Univates - nota 5 Capes. Professora dos cursos de Comunicação Social e Medicina, na mesma instituição. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Ecosofias, Paisagens Inventivas (CNPq/Univates).

Downloads

Publicado

29-12-2023

Como Citar

WENDT, Lucas George; MAZZARINO, Jane Marcia. DESAFIO NA INTERAÇÃO ENTRE OS CAMPOS CIENTÍFICO E JORNALÍSTICO. Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 2, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3544. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3544. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos