EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: DA LITERATURA DE TRADIÇÃO ORAL PARA UMA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3559

Palavras-chave:

Formação profissional. Linguagens culturais. Educação patrimonial.

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa realizada no contexto do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - EPT no Instituto Federal do Tocantins, Campus Palmas. Seu propósito é investigar a integração das linguagens culturais orais na proposição curricular para a formação do técnico de nível médio em Eventos. Com essa finalidade, realizou-se o levantamento bibliográfico e documental com base na literatura especializada em EPT para compreender os desafios relacionados à implementação da educação patrimonial no currículo integrado do ensino médio, em especial, no que tange ao ensino de línguas. Nessa direção, os dados foram gerados mediante questionário com perguntas abertas disponibilizado aos docentes que atuam no componente de Língua Portuguesa e Literatura -LPL do curso ofertado por aquela instituição. O procedimento de análise foi orientado pelo modelo qualitativo, cujos resultados apontaram para a necessidade de readequação do Projeto Pedagógico do Curso-PPC-Eventos/2013, com o intuito de abranger os processos interativos da cultura e da literatura popular em sincronia com os saberes científicos e tecnológicos para a formação profissional do técnico em Eventos.

Biografia do Autor

Flávia Ferreira e Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e licenciada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO (2021). Durante a graduação, foi bolsista da Capes por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid (2018) e atuou como monitora em um projeto de extensão de Leitura e produção textual (2020). Atualmente, volta-se para os estudos em Linguagens e práticas formativas.

Downloads

Publicado

29-12-2023

Como Citar

FERREIRA E MOURA, Flávia; CAVALCANTE, Rivadavia Porto. EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: DA LITERATURA DE TRADIÇÃO ORAL PARA UMA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL. Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 2, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3559. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3559. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos