EDUCAÇÃO EM TEMPO DE PANDEMIA: AS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DE INFORMÁTICA DO IFSUL – CÂMPUS DE PASSO FUNDO

Autores

  • Josué Toebe Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-grandense - IFSUL
  • Carlisa Smoktunowicz Toebe Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-grandense - IFSUL
  • Fabrício Hartmann Borba Rede Municipal de Ensino de Teutônia/RS

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3564

Palavras-chave:

Escola no isolamento social, COVID-19, afetividade na escola, aprendizagem

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar os desafios, dificuldades e facilidades, vivenciados pelos estudantes da área de Informática do IFSul – Passo Fundo, no período de atividades não presenciais decorrentes da pandemia de COVID-19. São objetos do estudo os estudantes dos cursos Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio e do curso Superior em Bacharelado em Ciência da Computação. Procurou-se abranger na investigação a percepção dos estudantes acerca das significativas mudanças decorrentes da alteração no formato das aulas. Para a realização do estudo, foi utilizado o método de pesquisa qualitativo, quantitativo e exploratório. Para a elaboração do questionário, buscou-se abarcar questões relativas ao convívio dos estudantes, como a inter-relação pessoal entre estudantes e entre estudantes e professores e seus sentimentos no período. De um modo geral, os resultados apontaram que o período de aulas não presenciais impactou negativamente nas relações afetivas dos estudantes e em diferentes aspectos da vida destes, culminando em sentimentos negativos, vontade de abandonar o curso e percepção de baixo aprendizado.

Biografia do Autor

Josué Toebe, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-grandense - IFSUL

Doutor em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo. Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, no campus Passo Fundo/RS. E-mail: josuetoebe@ifsul.edu.br.

Carlisa Smoktunowicz Toebe, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-grandense - IFSUL

Mestre em Desenvolvimento pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Tio Grande do Sul. Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, no campus Passo Fundo/RS. E-mail: carlisatoebe@ifsul.edu.br.

Fabrício Hartmann Borba, Rede Municipal de Ensino de Teutônia/RS

Mestre em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari. Docente da Rede Municipal de Ensino de Teutônia/RS. E-mail: fabriciohart@gmail.com.

Downloads

Publicado

29-12-2023

Como Citar

TOEBE, Josué; TOEBE, Carlisa Smoktunowicz; BORBA, Fabrício Hartmann. EDUCAÇÃO EM TEMPO DE PANDEMIA: AS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DE INFORMÁTICA DO IFSUL – CÂMPUS DE PASSO FUNDO. Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 2, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3564. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3564. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos