O TEMPO E A ACURÁCIA DE CONVERSÃO NA LEITURA DE PALAVRAS ISOLADAS E DE PALAVRAS NO CONTEXTO LINGUÍSTICO

Autores

  • Ronei Guaresi Universidade do Sudoeste da Bahia
  • Ducirlândia Ferraz de Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Cristiane Vieira Costa Abreu Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia http://orcid.org/0000-0001-7580-6955

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3582

Palavras-chave:

Processamento da leitura, Frequência, Palavras isoladas e no texto, Acurácia, Tempo de conversão.

Resumo

O processamento da leitura tem sido bastante investigado atualmente na Psicolinguística em línguas com diferentes níveis de transparência/opacidade grafofônica, particularmente o aprendizado e a compreensão. Neste estudo, tomamos como ponto de partida a seguinte pergunta: estando controlada a variável frequência, o tempo e a acurácia de conversão grafofonêmica são impactados em condição de leitura de palavras isoladas e no contexto linguístico? Para tanto, 51 participantes nas séries iniciais do Ensino Fundamental foram submetidos a três instrumentos de avaliação: leitura de palavras isoladas, leitura de texto e levantamento de frequência. Após o levantamento dos dados acerca da variável frequência das palavras, avaliou-se o tempo e a acurácia de conversão grafofonêmica tanto na leitura de palavras isoladas quanto no contexto linguístico. Os resultados mostram que, nos diferentes níveis de frequência (alta, média e baixa), as palavras no contexto linguístico foram lidas com mais rapidez e com maior acurácia quando comparadas com a leitura nas palavras isoladas, numa diferença não só matemática, mas também estatística. Tudo leva a crer que indícios do contexto promovem, entre outros aspectos, uma leitura mais pela Rota Lexical em detrimento da Rota Fonológica.

Biografia do Autor

Ducirlândia Ferraz de Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestra em Linguística

Cristiane Vieira Costa Abreu, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Programa de Pós graduação em Linguística Área : Psicolinguística Afiliada ao projeto de pesquisa : Aquisição típica e atípica da linguagem

Downloads

Publicado

29-12-2023

Como Citar

GUARESI, Ronei; SOUZA, Ducirlândia Ferraz de; ABREU, Cristiane Vieira Costa. O TEMPO E A ACURÁCIA DE CONVERSÃO NA LEITURA DE PALAVRAS ISOLADAS E DE PALAVRAS NO CONTEXTO LINGUÍSTICO. Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 2, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3582. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3582. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos