DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES INVESTIGATIVAS NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA DA EDUCAÇÃO BÁSICA AO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3591

Palavras-chave:

iniciação científica, ensino e aprendizagem, habilidades, educação.

Resumo

A Iniciação Científica consiste em um processo investigativo que utiliza metodologias articuladas à pesquisa científica. A integração da pesquisa com o ambiente escolar implica promover a capacidade de pensamento crítico e o desenvolvimento do aprendizado contínuo. Como consequência disso, proporciona autonomia aos alunos e possibilita aos professores uma especialização progressiva, resultando em práticas mais qualificadas e adaptáveis às mudanças constantes no mundo. Este trabalho visa analisar as habilidades investigativas desenvolvidas pela iniciação científica no âmbito da educação básica ao ensino superior. Foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, caracterizando-se como revisão sistemática, sendo utilizados os seguintes critérios de seleção: busca de artigos científicos, dissertações e teses. Restringiu-se aos anos de 2018 a 2023, totalizando 34 publicações citadas. Os termos de pesquisa utilizados foram: iniciação científica AND ensino e aprendizagem; AND habilidades desenvolvidas na iniciação científica pelos alunos; nas bases de dados digitais pesquisadas: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) (catálogos de teses, dissertações e artigos), Dialnet, Google acadêmico, ResearchGate, Scielo e Scopus. Destacam-se os pontos positivos que contribuem com as habilidades desenvolvidas pelos alunos durante o processo de ensino e aprendizagem, as novas perspectivas educacionais-profissionais para o jovem pesquisador, a expansão do conhecimento e a articulação da autonomia, criatividade e criticidade do aluno com o pensamento crítico e reflexivo.

Biografia do Autor

Lisandra Jacobi Kolling Junges, Universidade Luterana do Brasil

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática PPGECIM pela Universidade Luterana do Brasil ULBRA/CAPES (2022). Especialista em Ensino de Ciências aos anos finais do Ensino Fundamental - Ciência é 10! pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2020). Graduada em licenciatura plena em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2019). Atualmente é professora de Ciências e Química no Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação em Ciências e Química, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Ciências, Educação Ambiental, no ensino de Química com ênfase em práticas pedagógicas com viés no método científico.

Paulo Tadeu de Campos Lopes, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, Canoas, Brasil.

Licenciado em Ciências Biológicas pela PUCRS (1991), Mestre em Microbiologia Agrícola e do Ambiente pela UFRGS (1994) e Doutor em Fitotecnia pela UFRGS (1999). Atualmente é professor adjunto V da Universidade Luterana do Brasil-ULBRA, atuando como professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e em cursos de graduação. Líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq: Tecnologias de Informação e Comunicação em Ensino de Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Ciências atuando, principalmente, em inclusão digital, metodologias ativas no ensino e recursos digitais no ensino.

Downloads

Publicado

29-12-2023

Como Citar

JUNGES, Lisandra Jacobi Kolling; LOPES, Paulo Tadeu de Campos. DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES INVESTIGATIVAS NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA DA EDUCAÇÃO BÁSICA AO ENSINO SUPERIOR. Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 2, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3591. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3591. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos