O MOVIMENTO DO PENSAMENTO METACOGNITIVO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NAS AULAS DE FILOSOFIA

Autores

  • Camila Ribeiro Menotti Universidade do Vale do Taquari - Univates.
  • Marli Teresinha Quartieri Universidade do Vale do Taquari - Univates.

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3613

Palavras-chave:

Metacognição, Ensino de Filosofia, Ensino e Aprendizagem.

Resumo

Neste artigo, tem-se o objetivo de analisar o desenvolvimento do pensamento metacognitivo de estudantes do 2º e 3° ano do Ensino Médio, nas aulas de Filosofia, evidenciando os possíveis progressos que demonstraram durante as atividades realizadas nesse período. Considerando isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico na prática escolar, com 36 alunos de uma escola da rede pública de ensino, na cidade de Venâncio Aires/RS. Os dados foram obtidos por meio de questões metacognitivas, aplicadas em conjunto com o planejamento das aulas. As questões foram elaboradas com base nos pressupostos teóricos de Flavell e Wellman (1977), Brown (1978) e Rosa (2014), contemplando seis elementos metacognitivos: pessoa, tarefa, estratégia, planificação, monitoração e avaliação. Os dados produzidos foram analisados e relacionados com o referencial teórico, de acordo com os seis elementos. Os resultados apresentaram indícios de que o pensamento metacognitivo foi desenvolvido pelos estudantes à medida que executavam as atividades, assim como apontaram que no decorrer desse período, progressos significativos foram visíveis em suas ações e formas de pensar.

Biografia do Autor

Camila Ribeiro Menotti, Universidade do Vale do Taquari - Univates.

Doutora em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari – Univates. Professora de Filosofia e Sociologia da rede pública de ensino do RS.

Marli Teresinha Quartieri, Universidade do Vale do Taquari - Univates.

Doutora em Educação pela Universidade do Vale dos Sinos – Unisinos. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas da Univates.

Downloads

Publicado

29-12-2023

Como Citar

MENOTTI, Camila Ribeiro; QUARTIERI, Marli Teresinha. O MOVIMENTO DO PENSAMENTO METACOGNITIVO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NAS AULAS DE FILOSOFIA. Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 2, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3613. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3613. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos