‘AULA NOTA 10’ X O ENSINO DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL EM ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS: DIFERENTES PROPOSTAS DE LETRAMENTO

Autores

  • Ana Luiza Pires de Freitas UNISINOS/UFRGS

Palavras-chave:

Ensino e Aprendizagem. Letramento. Inglês como LA. Escolarização.

Resumo

Este artigo tece uma análise crítica de situações de letramento em ensino e aprendizagem de inglês como língua adicional (LA) no Brasil, cotejando com a obra de Doug Lemov, “Aula Nota 10” (2010). Para tanto, parte-se de uma problematização de noções centrais da publicação acerca do que possa ser entendido por sucesso em situações de ensino e aprendizagem pela perspectiva de alguns trabalhos em Linguística Aplicada. Apresenta-se um breve panorama do contexto de ensino de inglês como LA nas escolas públicas brasileiras. Por fim, sugerem-se algumas alternativas entendidas como possíveis e distintamente significativas em termos de experiências de ensino bem-sucedidas, a fim de promover o estímulo ao pensamento crítico dos aprendizes.

Biografia do Autor

Ana Luiza Pires de Freitas, UNISINOS/UFRGS

Bacharel em Comunicação Social (1986) e habilitada em ensino pelo Instituto de Letras (1994) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; mestre em Linguagem no Contexto Social pela mesma universidade (2006). Atua como professora de língua inglesa, em projetos de formação continuada de professores, como presidente da Associação dos Professores de Inglês do Rio Grande do Sul, leciona no Curso de Letras da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e integra a Rede Gaúcha de Ensino à Distância como Professora Tutora pelo Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua principalmente nos temas ensino e aprendizagem, desenvolvimento de professores e de programas de ensino e aprendizagem aplicada.

Downloads

Publicado

22-03-2012

Como Citar

FREITAS, Ana Luiza Pires de. ‘AULA NOTA 10’ X O ENSINO DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL EM ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS: DIFERENTES PROPOSTAS DE LETRAMENTO. Revista Signos, [S. l.], v. 32, n. 2, 2012. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/710. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos