PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM MEDIADO POR TECNOLOGIAS

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt

Resumo


Este estudo tem por objetivo apresentar opiniões, percepções, representações, emoções e sentimentos da professora e autora desta pesquisa, bem como dos alunos do curso de Pedagogia - Licenciatura do Centro Universitário UNIVATES, vinculado ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR, acerca de práticas de letramento no processo ensino-aprendizagem mediado por tecnologias. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa qualitativa que leva em conta os componentes de uma situação em suas interações e influências recíprocas (GATTI; ANDRÉ, 2010). Foi realizado no primeiro semestre de 2011, nas aulas da disciplina Informática e Educação. O material foi coletado principalmente dos relatos do Trabalho Discente Efetivo (TDE). O embasamento teórico está alicerçado em pesquisas acadêmicas realizadas por Magedanz (2005) e Bersch (2006), em conceitos de objetos de aprendizagem definidos por Tarouco (2003) e Wiley (2000) e na relevância do ensino mediado por tecnologias ressaltada por Palloff e Pratt (2004), Masetto (2003), Sampaio e Leite (1999) e Vianna e Araújo (2006). Os resultados apontam que os professores, quando ensinam por meio de tecnologias, sentem medo e ansiedade. Muitas vezes necessitam do auxílio de outros profissionais para aumentar o grau de confiança no desenvolvimento das atividades. Contudo, estão curiosos para conhecer novos recursos tecnológicos e observar como seus alunos aprendem quando se ensina por meio de tecnologias. Têm consciência de que precisam buscar formação em tecnologias e narram matrículas em cursos de informática, compras de computadores e instalação de novos softwares.

Palavras-chave


Ensino mediado por tecnologias. Séries iniciais. Alunos-professores.

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