QUALIFICANDO O ATO DE LER PELA EXPLORAÇÃO DE DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS

Angélica Bortolini, Franciele Carina Savi, Maria de Lourdes Guimarães dos Santos, Maria Elisabete Bersch

Resumo


Este trabalho apresenta o projeto de incentivo à leitura intitulado “A leitura como potencializadora das linguagens do mundo”, desenvolvido como uma das ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – subprojeto de Pedagogia. Tem como público-alvo alunos do primeiro ciclo de uma escola da rede municipal de educação de Lajeado/RS. A proposta foi elaborada a partir de um processo investigativo que compreendeu a análise do Projeto Político Pedagógico da instituição, momentos de conversa com professores e observações realizadas no contexto escolar. Tem como objetivo promover a qualificação do ato de ler e de se expressar por meio de diferentes linguagens e de desenvolver o prazer da leitura e da criação mediante a exploração de dinâmicas que possibilitem o contato e a interação das crianças com diferentes gêneros textuais presentes na literatura infantil. Enquanto resultados, espera-se que a proposta possibilite aos bolsistas do Pibid qualificar seu processo de formação mediante a atuação em uma prática educacional que transcenda a sala de aula. Em relação aos alunos participantes, almeja-se contribuir para o aprimoramento da leitura e da expressão nas diferentes linguagens que circulam pela sociedade contemporânea, favorecendo a construção de conhecimento e promovendo a cidadania.

Palavras-chave


Aprendizagem. Leitura. Cidadania.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Angélica Bortolini, Franciele Carina Savi, Maria de Lourdes Guimarães dos Santos, Maria Elisabete Bersch

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Tradução automática: