QUALIFICANDO O ATO DE LER PELA EXPLORAÇÃO DE DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS
Palavras-chave:
Aprendizagem. Leitura. Cidadania.Resumo
Este trabalho apresenta o projeto de incentivo à leitura intitulado “A leitura como potencializadora das linguagens do mundo”, desenvolvido como uma das ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – subprojeto de Pedagogia. Tem como público-alvo alunos do primeiro ciclo de uma escola da rede municipal de educação de Lajeado/RS. A proposta foi elaborada a partir de um processo investigativo que compreendeu a análise do Projeto Político Pedagógico da instituição, momentos de conversa com professores e observações realizadas no contexto escolar. Tem como objetivo promover a qualificação do ato de ler e de se expressar por meio de diferentes linguagens e de desenvolver o prazer da leitura e da criação mediante a exploração de dinâmicas que possibilitem o contato e a interação das crianças com diferentes gêneros textuais presentes na literatura infantil. Enquanto resultados, espera-se que a proposta possibilite aos bolsistas do Pibid qualificar seu processo de formação mediante a atuação em uma prática educacional que transcenda a sala de aula. Em relação aos alunos participantes, almeja-se contribuir para o aprimoramento da leitura e da expressão nas diferentes linguagens que circulam pela sociedade contemporânea, favorecendo a construção de conhecimento e promovendo a cidadania.Downloads
Publicado
22-03-2012
Como Citar
BORTOLINI, Angélica; SAVI, Franciele Carina; SANTOS, Maria de Lourdes Guimarães dos; BERSCH, Maria Elisabete. QUALIFICANDO O ATO DE LER PELA EXPLORAÇÃO DE DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS. Revista Signos, [S. l.], v. 32, n. 2, 2012. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/714. Acesso em: 19 abr. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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