O PARTIDO FEDERALISTA NA CAMPANHA ASSISISTA DE 1922: ALGUMAS REFLEXÕES

Autores

  • Eduardo Rouston Junior PUCRS

Palavras-chave:

Partido Federalista. Fraude Eleitoral. Parlamento. Imprensa.

Resumo

O presente trabalho está inserido em um projeto mais amplo, vinculado a nossa pesquisa desenvolvida no curso de mestrado, cujo tema principal era analisar a atuação política do Partido Federalista na Assembleia dos Representantes do Rio Grande do Sul entre os anos de 1913 e 1924. Para este estudo, escolhemos enfocar uma das temáticas identificadas no discurso parlamentar federalista: a crítica às fraudes eleitorais ocorridas no Estado no contexto do pleito presidencial de 1922. Em linhas gerais, o ponto focal da crítica oposicionista se concentrará, sobretudo, em dois pontos: no questionamento da idoneidade política da Assembleia Estadual como órgão apurador das eleições e na interpretação do Parecer da Comissão de Constituição e Poderes que proclamava pela 5ª vez a eleição de Borges de Medeiros no comando político do Estado. Além disso, abordaremos as articulações políticas dos diferentes grupos oposicionistas para as eleições estaduais daquele ano, com o objetivo principal de apreender a ação da oposição federalista na campanha eleitoral pró-Assis Brasil, e a sua repercussão na imprensa rio-grandense da época.

Biografia do Autor

Eduardo Rouston Junior, PUCRS

Doutorando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Orientado pelo Prof. Dr. Luciano Aronne de Abreu. Bolsista do CNPq

Downloads

Publicado

20-06-2012

Como Citar

JUNIOR, Eduardo Rouston. O PARTIDO FEDERALISTA NA CAMPANHA ASSISISTA DE 1922: ALGUMAS REFLEXÕES. Revista Signos, [S. l.], v. 33, n. 1, 2012. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/721. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos