A VERDADE DE UMA OUTRA FALA: ENUNCIADOS DOCENTES A RESPEITO DO CÓDIGO INTERNETÊS E DA ALIANÇA ENTRE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TICS)

Autores

  • Lílian Teresinha Johann UNIVATES

Palavras-chave:

Saber. Poder. Sujeito. Sociedade Disciplinar. Sociedade de Controle. Tecnologias da Informação e da Comunicação. Código Internetês. Derivação Discursiva. Prática Enunciativa. Práticas de Si. Educação.

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de um estudo que propõe a descriçăo dos enunciados discursivos de professores de Língua Portuguesa (LP), licenciados na Univates – sinalizada a proposta do Curso de Letras da Instituição -, a respeito do código internetês e da aliança entre Educação e Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs). Não se pretende, aqui, subjugar posicionamentos e apontar visões privilegiadas, mas investigar a trajetória do(s) discurso(s) e compreender como se estabeleceu(eram) enquanto verdade(s). Para tanto, orienta a expedição pelo caminho apontado por Michel Foucault (1926-1984), que, ao longo de sua obra, procura fundamentar o resgate das historicidades enunciativas.

Biografia do Autor

Lílian Teresinha Johann, UNIVATES

Estudos da Linguagem/ Filosofia da Linguagem - LETRAS

Downloads

Publicado

27-12-2012

Como Citar

JOHANN, Lílian Teresinha. A VERDADE DE UMA OUTRA FALA: ENUNCIADOS DOCENTES A RESPEITO DO CÓDIGO INTERNETÊS E DA ALIANÇA ENTRE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TICS). Revista Signos, [S. l.], v. 33, n. 2, 2012. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/732. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos