ÉTICA, EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS

Autores

  • Lúcio Jorge Hammes Unipampa
  • Jaime José Zitkoski UFRGS
  • Luiz Carlos Bombassaro UFRGS

Palavras-chave:

Direitos Humanos. Educação. Ética. Cidadania.

Resumo

As ações em defesa dos direitos humanos têm sua referência principal na Declaração Universal dos Direitos Humanos que surge após a Segunda Guerra entre as Nações reunidas na Conferência de Yalta, Ucrânia, em 1945, estabelecendo as bases de uma futura “paz”, definindo áreas de influência das potências e a criação de uma Organização multilateral que promova negociações sobre conflitos internacionais, para evitar guerras e promover a paz, a democracia e os Direitos Humanos. A Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas de 10 de dezembro de 1948 adotou a Declaração Universal dos Direitos Humanos como base para a construção de um novo mundo sustentado por ideias que promovessem a paz e evitassem a guerra. Atualmente, a luta pelos direitos humanos e a pesquisa científica tem ampliado os espaços de ação como o direito à moradia, ao acesso à educação, etc. O objetivo deste trabalho é discutir os fundamentos histórico-filosóficos adotados na Declaração Universal dos Direitos Humanos e os processos socioculturais hoje presentes no debate sobre a elaboração de novos direitos para a vivência cidadã e para discutirmos a dimensão ética da educação como pressuposto de um novo projeto pedagógico para um mundo de paz. O estudo pretende contribuir na discussão sobre questões relacionadas aos direitos humanos, principalmente na denúncia e luta contra o racismo, a homofobia, a fome, a exclusão social, a destruição ambiental, enfim, contra todo tipo de violência que atinge os seres humanos nos mais variados contextos. Nosso interesse é contribuir para o debate atual sobre os direitos humanos e o desenvolvimento de processos que educam para a convivência humana, a inclusão social e a paz.

Biografia do Autor

Lúcio Jorge Hammes, Unipampa

Professor adjunto da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Jaguarão. Integra o Corpo Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unipampa. Leciona as disciplinas de Filosofia Pesquisa em Educação. Líder do grupo de pesquisa “Cultura escolar, práticas pedagógicas e formação de professores” (CNPq).

Jaime José Zitkoski, UFRGS

Professor de Filosofia da Educação na FACED/UFRGS e no Pós Graduação em Educação da UFRGS.

Luiz Carlos Bombassaro, UFRGS

Professor de Filosofia na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

31-07-2013

Como Citar

HAMMES, Lúcio Jorge; ZITKOSKI, Jaime José; BOMBASSARO, Luiz Carlos. ÉTICA, EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS. Revista Signos, [S. l.], v. 34, n. 1, 2013. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/742. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos