ACESSO AO ENSINO SUPERIOR COMO GARANTIA DE DIREITOS: VIVÊNCIAS DE UMA PETIANA CONEXISTA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO POPULAR

Bruna Borges Telmo, Vilmar Alves Pereira, Sabrina das Neves Barreto

Resumo


O presente estudo foi desenvolvido através da inserção de uma educanda do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena, no contexto do Curso Pré-Universitário Popular Venceremos, como bolsista do PET “Conexões de Saberes da Educação Popular e Saberes Acadêmico”. Almejamos, ao longo deste estudo, buscar compreender quais as contribuições que ocorreram desde o ingresso da petiana no contexto do Curso Pré-universitário Popular. Além disso, objetivamos compreender como os educandos reconhecem a presença da petiana conexista e as aprendizagens proporcionadas por essa mediação. Neste sentido, organizamos o trabalho em três momentos: primeiro será apresentado o tema da Educação Popular, relacionado com a história da Educação de Jovens e Adultos, enquanto perspectiva teórica, tomando por referência, basicamente, as obras de Freire e Arroyo. Após, iremos trazer algumas reflexões sobre a pesquisa de campo no contexto do Curso Pré-Universitário Popular Venceremos, para compreender as dificuldades que existem para o acesso no ensino superior da classe popular. Por fim, realizaremos uma discussão paralela entre a teorização e a pesquisa de campo, buscando compreender aspectos que estão implícitos em nossas práticas educativas. Neste sentido, as aprendizagens foram diversas, sendo que a perspectiva da petiana é de mediação entre os sujeitos desse processo e as aprendizagens foram simultâneas, principalmente no que concerne à contribuição que houve para a formação da petiana.

Palavras-chave


Direito. Ensino Superior. Pré-universitário. Educação Popular.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Bruna Borges Telmo, Vilmar Alves Pereira, Sabrina das Neves Barreto

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Tradução automática: