A VIDA E OS DIREITOS HUMANOS

Autores

  • Itamar Soares Veiga Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

Direitos naturais. Direitos humanos. Posição filosófica. Vida nua.

Resumo

Este artigo trata do tema dos direitos humanos através da hipótese de um espaço prévio à própria área do direito. Este espaço prévio é ocupado por diferentes conteúdos como os direitos naturais, a pergunta pela fundamentação do direito e a concepção de “vida nua”. Esta hipótese é confirmada pela argumentação ao longo do texto. O resultado final busca acentuar a importância de duas possibilidades para preencher o espaço prévio perante a tarefa de refletir sobre os direitos humanos e na própria área do direito em si mesma. Estas possibilidades são: a abertura proporcionada por uma posição filosófica e a “vida nua”, concepção retirada do texto de Agamben.

Biografia do Autor

Itamar Soares Veiga, Universidade de Caxias do Sul

Bacharel e licenciado em filosofia pela UFRGS, mestre e doutor em filosofia pela PUCRS. Professor do pós-graduação em filosofia da UCS-RS. Integra o Centro de Filosofia e Educação da Universidade de Caxia do SUl -CEFE-UCS

Downloads

Publicado

31-07-2013

Como Citar

VEIGA, Itamar Soares. A VIDA E OS DIREITOS HUMANOS. Revista Signos, [S. l.], v. 34, n. 1, 2013. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/744. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos